Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICA DO FUTSAL DA INFÂNCIA À FASE ADULTA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do grau de Bacharelado em Educação Física à Universidade Metropolitana de Santos.
Orientador: Prof. Esp. Marcio Ricardo Cosme Ferreira.

autores *:
KALED FERREIRA BARROS
MAURO SÉRGIO MOTTA
SIDNEY MENDES SANTOS
* Professores de Educação Física - licenciados pelaUniversidade Metroplitana de Santos - UNIMES; Faculdade de Educação Física de Santos - FEFIS

INTRODUÇÃO

O treinamento desportivo do Futsal apresenta grande significado para a formação acadêmica dos autores do presente trabalho, evidenciando parte das atribuições do profissional de Educação Física. O desenvolvimento do tema Prática do Futsal: Da Infância à Fase Adulta, procura mostrar aimportância da seqüência de um treinamento adequado para crianças que ao ingressarem na modalidade possam trilhar por um caminho mais seguro, objetivando progresso nas suas vidas esportivas e também nas relações com o cotidiano.
Segundo Freire (2006, p. 147) “ser humano é mais que movimentar-se, repito; é estabelecer relações com o mundo de tal maneira que se passe do instintivo ao cultural, da necessidadeà liberdade, do fazer ao compreender, do sensível à consciência”.
Sendo assim nos amparamos em revisão bibliográfica de autores especialistas para descrever a prática do Futsal, em um processo evolutivo marcado por etapas de treinamento relacionadas principalmente com as idades dos atletas.
Neste processo de evolução há abordagem do problema da especialização precoce, da transitoriedade daadolescência para uma etapa de aperfeiçoamento, até chegar à etapa de preparação especial visando resultados nas competições propriamente ditas.
Esperamos contribuir para o ambiente científico com a análise e reflexão da presente pesquisa que abrange tanto os profissionais que se dedicam à área, como também os atletas praticantes do Futsal. Os autores se interessaram pelo assunto devido à boareceptividade e o sucesso que a modalidade Futsal apresenta no Brasil e também no exterior, sobretudo na América Latina, Europa e Ásia.
O desenvolvimento do treinamento ao longo dos anos da modalidade Futsal apresenta um caráter contemporâneo, e está em evidência nas universidades, clubes e congressos de Educação Física em território brasileiro. A discussão deste tema pode contribuir para um maiorconhecimento do Futsal, trazendo perspectivas para que as atividades de treino e preparação venham alcançar maior credibilidade. 
O atual trabalho dá continuidade aos estudos “Importância do Esporte no Processo Educacional”, apresentado em seminário à disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação e também ao artigo científico “Educação Por Meio da Modalidade Esportiva Futsal” no ano de 2008, exibidosdurante o 3º ano na Faculdade de Educação Física de Santos, trabalhos esses relacionados com o Futsal, onde é analisado o desenvolvimento das crianças por meio de atividades orientadas, dando ênfase ao crescimento da ação educativa. 
Freire (2006, p.117) destaca que. “o jogo não apresenta apenas o vivido, também o devir. É no espaço livre de pressões que as habilidades (no caso, para se viver emsociedade) são exercidas, podendo assim servir de suporte a outras de nível mais alto, quando necessárias”.
Após evidenciarmos o componente educacional do esporte, pretendemos apresentar o Futsal como competição, salientando as fases do treinamento com jovens iniciantes, evoluindo até a participação na categoria principal e completando com a longevidade no esporte.
O jogo estruturado por regras éuma característica do mundo social, balizado por normas que sustentam o bem viver e assim sendo o Futsal um jogo demarcado por regras, se mostra em realce, pois apresenta competição, cooperação entre os atletas, respeito aos árbitros, jogadores do mesmo time e adversários. 
A História nos revela que o jogo está presente desde as mais antigas civilizações na sua forma lúdica de expressão e de...
tracking img