Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

REGINA ALVES FERNANDES

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO
Prefeitura- secretaria municipal de assistente social, indianopolis mg

Uberlandia
2010

Regina Alves Fernandes

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO
Prefeitura- secretaria municipal de assistente social, indianopolis mg

Trabalhoapresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Supervisionado I.

Professora: Letícia
Supervisora de campo: Alessandra Raquel Rocha Ferreira
CRESS: 4494
Orientadora Acadêmica:Silvana Alves deOliveira
CRESS: 3484

Uberlândia

2010

ANEXO I

Roteiro para elaboração do Plano de Estágio I

1 – Identificação

a) Nome da instituição campo de estágio: Prefeitura-secretaria municipal de assistência social de Indianopolis-Mg.
b) Projeto: Secretaria municipal de assistência social
c) Nome do estagiário: Regina AlvesFernandes
d) Nome do supervisor de campo: Alessandra Raquel Rocha Ferreira / CRESS: 4494
e) Período previsto para a realização do estágio: 01/10/10 a 04/11/10
f) Dias e horários de estágio: Segunda a sexta-feira das 08:00 às 14:00 Hrs
g) Dias e horários reservados para a supervisão de campo: Diariamente após os atendimentos realizados das 08:00 às 14:00 hrs

2 – JUSTIFICATIVA
Asecretaria municipal de assistência social é responsável pela execução da política municipal de assistência social de Indianópolis, o estágio justifica-se pelo fato de o serviço social ser muito importante na instituição, pois através dele são feitos as análises das necessidades específicas dos usuários. A secretaria no intuito de melhorar as condições de vida das pessoas, para isto procuradesenvolver ações que visem atender ás necessidades básicas da população com preiro diagnostico e planejamento. Através da execução de vários programas e projetos visando contribuir para o desenvolvimento dos usuários com o intuito de melhorar a qualidade de vida e inclusão social, modificando significativamente o estilo de vida social, familiar e comunitária dos associados e suas respectivasfamílias. Através da assistente social são feitos cadastramento dos usuários com o intuito de conhecer a situação que se encontra o indivíduo, se eles moram de aluguel, se recebem algum benefício. As famílias recebem atendimento como ajuda na consignação para aquisição de habitação, esclarecimentos dos associados quanto aos benefícios e beneficiados, consultas médicas, empréstimos e doações de objetostais como cadeiras de rodas e bengalas, bolsa família, remédios, assistência ao portador de deficiência, liberação complementação alimentar p/ gestantes, nutrizes, crianças, encaminhamento p/ realização de exames, visitas domiciliares, elaboração e implementação de projetos, articulação da rede sócio-assistencial, objetivando articular parcerias e outros, os que são encaminhados para as consultas,que são ministradas pelo SUS e amparados pela lei 7853/89 de 24 de outubro de l989 com a integração da lei 3298/99, e a lei do conselho nacional de saúde, que apóia as pessoas portadoras de deficiência a sua integração social.

3 – Objetivos
Promover ao estagiário o conhecimento na prática da forma que funciona uma secretaria municipal de assistência social, promovendo interaçõesque contribuam para melhorias e modificações em sua estrutura. Capacitar o estagiário a intervir através de ações preventivas em diferentes situações, atuando em cenários reais de trabalho, dentro do exercício da profissão, proporcionando-lhe a complementação para o processo de ensino-aprendizagem. Articulando a teoria aprendida com a prática.

3.1 – Objetivo Geral:
Realizar...
tracking img