Serviço social

Páginas: 3 (550 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
Tucuruí/PA
Junho de 2011
Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda: pensando a organização social no Brasil.
Gilberto Freire nasceu em 15 de março de 1900, em Recife, estado do Pernambuco,em seus estudos e trabalhos fez carreira acadêmica em artes plásticas, jornalista, cartunista e escritor. No início dos anos 20, estudou Ciências Sociais e Artes nos Estados Unidos, foi convidado porJoseph Armstrong a se naturalizar norte-americano, mas resistiu à idéia. Retornou a Recife em 1924, partindo novamente depois da Revolução de 1930. Lecionou nos EUA, na Universidade de Stanford, em1931 e depois viajou para a Europa. Retornou para o Rio de Janeiro em 1932, dedicou-se a escrever a obra “Casa Grande & Senza. Faleceu em 18 de julho de 1986, em Recife.
Em Casa Grande & SenzalaGilberto Freyre tem como ponto central as origens da sociedade brasileira vista através do cotidiano na casa senhorial no Brasil colônia. A casa-grande é utilizada como uma metáfora do Brasilcolonial, cuja sociedade teve seu arcabouço na atividade econômica, a monocultura açucareira; dela resultando uma sociedade patriarcal, agrária, escravista e mestiça. Nesta obra a colonização é apresentadapor seus aspectos positivos como a miscigenação e a aculturação, por motivos econômicos e sem objetivo civilizacional. Movida pelo comércio e pela exploração da terra, surgiu a necessidade depermanência. Freyre busca também as origens que levariam ao sucesso da adaptabilidade dos portugueses nos trópicos. A partir da relação de poder e sobrevivência, respectivamente entre brancos negros, quesurgiria uma cultura propriamente brasileira expressa na fusão do vocabulário das duas raças, nas práticas diárias, nas crenças e nas representações de poder.

De igual importância parahistoriografia brasileira é a obra Raízes do Brasil, escrita por Sérgio Buarque de Holanda, no ano de 1936. Nascido em São Paulo em 11 de julho de 1902, Sérgio Buarque de Holanda foi um dos "explicadores do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!