Serviço social

Páginas: 24 (5960 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
Em Debate 04 (2006) Rev. do Depto. de Serviço Social PUC-Rio http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br

REDESCOBRINDO O PENSAMENTO RICHMONDIANO: DIAGNÓSTICO SOCIAL1
Ilda Lopes Rodrigues da Silva2

RESUMO
Este artigo faz uma releitura da obra Diagnóstico Social, de autoria de Mary Richmond, na perspectiva teórica de estudo do objeto de conhecimento do Serviço Social. Toma como quadro dereferência as categorias de análise Evidência Social / Investigação e Interpretação / Explicação, considerando “o bem fazer” e “porque fazer” o Serviço Social.

PALAVRAS-CHAVE: Diagnóstico Social, Teoria do Serviço Social, Mary Richmond.

ABSTRACT
This article is based on a rereading of the Mary Richmond’s Social Diagnosis book within a theorical perspective of the study of the object of knowledgeof Social Work. Its frame of reference are the following analytical categories: Social Evidence / Investigation and Interpretation / Explanation taking into consideration the “well to do “ and the “why to do “ in Social Work. Key-words: Social Diagnosis, Social Work Theory, Mary Richmond.

“Social Diagnosis” é, entre os livros de Mary Ellen Richmond, aquele onde pulsa simultaneamente o conjuntode inquietações a partir do qual esta admirável representante da crítica ao assistencialismo economicista põe a descoberto as dúvidas, os obstáculos e as posições assumidas pelas(os) trabalhadoras(es) no final do século XIX meados do século XX; e no qual se lê o registro da construção da primeira sistematização das bases científicas do Serviço Social. O livro constitui um excelente ponto departida para uma tentativa de interpretação e organização de seu pensamento. Este ponto de partida é metodologicamente útil porque uma leitura de Richmond implica certo esforço, pois as linhas de ordenação de seu pensamento exigem uma aproximação nem sempre fácil ao contexto sócio-cultural e científico dominante em seu tempo.
Texto adaptado de minha Dissertação de Mestrado em Serviço Social defendidana Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, em 1976.
2 1

Professora Associada do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO. Mestre em Serviço Social pela PUC-RIO. Livre Docente em Serviço Social pela Universidade Gama Filho – UGF.

1

A obra richmondiana está reunida em sete volumes e vários artigos dispersos querevelam uma dupla pedagogia: uma voltada para a filosofia, ao indicar os valores subjacentes às práticas sociais; outra, para o método, quando prescreve procedimentos de conhecimentos e ação, nas reflexões que empreende sobre “bem fazer” e “porque fazer” o trabalho social. Em 1899, organiza um manual para trabalhadoras sociais intitulado “Friendly Visiting the Poor: A Handbook for Charity Workers”editado por The Macmillan Cọ, NY. Em 1907, escreve para os voluntários “The Good Neighbor in the Modern City”, com edição especial de dez mil exemplares publicados por J.B. Lippincott Cọ. A partir da exigência da “necessidade de conhecimento e preparo para o trabalho social”, Richmond dedica-se à pesquisa, levando a discussão científica ao campo social. Reúne material durante vários anos para seuslivros “Social Diagnosis” (1917) e “What is Social Case Work? An Introductory Description” (1922), editados pela Russel Sage Foundation, NY. “The Long View”, último livro, é uma edição póstuma de 1930 que junta artigos e textos produzidos por Richmond no período de 1882 a 1928. Suas organizadoras Joanna G. Colcord e Ruth Z. S. Mann, apresentam essa coletânea de documentos de forma cronológica, o quepermite acompanhar o pensamento e as experiências da autora ao largo do tempo de sua existência. Vale registrar as cinco partes desse livro editado também pela Russel Sage Foundation. São elas: 1ª-Anos Pré-profissionais, 1861 a 1889; 2ª-Baltimore, 1889 a 1900; 3ª-Filadélfia, 1900 a 1909; 4ª-Nova York, 1909 a 1917; 5ªNova York, 1917 a 1928. “Social Diagnosis” teve sua publicação em língua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!