Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Centro de Educação a Distância

Acadêmicas: Eva Maria dos Santos Ra -129881
Jaqueline Ferreira Tavares Ra – 134828
Sirlei Pientka Ra- 139580

RELATÓRIO FINAL



PARANHOS – MS
2010

INTRODUÇÃO

O curso de Serviço Social traz em seu currículo pedagógico a realização de Estágio Supervisionado, visando à qualidadedo aprendizado do acadêmico e possibilitando a relação entre teoria e prática.
O Estágio Supervisionado III foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social que se constitui em uma unidade pública responsável por articular os serviços de prevenção a situação de violação de direitos, conforme o desenho do Sistema Único da Assistência Social.
O CRAS oferta serviços deorientação, apoio e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade social direcionando sua ação ao público jovem, idosos, mulheres, homens inseridos no contexto de suas famílias. As ações têm por objetivo propiciar a autonomia dos cidadãos e o protagonismo juvenil.
A partir da implementação do CRAS no município no bairro Vila Nova, área de maior concentração de pobreza, as questões sociaisforam trabalhadas sob o recorte das Ciências Sociais transcendendo assim o senso comum.
Esse relatório tem por objetivo a sistematização do conhecimento apreendido nesse período de estágio, bem como a análise crítica das ações desenvolvidas no campo de atuação do CRAS. A partir dessa compreensão podemos verificar o eixo de alcance social das atividades desenvolvidas e os aspectos contributivos para aqualidade de vida da população.
Dessa forma realizamos o Estágio III por meio da técnica de observação, que propicia a leitura da realidade de forma crítica, permitindo aprofundar a capacidade de selecionar informações pertinentes ao campo de estágio e ao Serviço Social. Por meio da leitura e análise dos instrumentos legais e normativos que permeiam o campo da Assistência Social, conseguimosarticular as ações desenvolvidas no campo de estágio com as solicitações exigidas no material.

1 – IDENTIFICAÇÃO

Nome dos Estagiários: Eva Maria dos Santos RA - 129881
Jaqueline Ferreira Tavares RA - 134828
Sirlei Pientka RA - 139580
Endereço: Rua Washington Luís, nº 1034, Vila Nova.
Telefone: 67 - 34801785
Email: paran_cras@hotmail.comNível do Estágio Supervisionado: III
Local: Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Caroline Mota de Souza.
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Valéria de Oliveira.
Carga horária: 70 horas.
Início: 15/09/10 Término: 15/12/10.

II – A ORGANIZAÇÃO

2.1 – Identificação da Instituição

O Centro de Referência da AssistênciaSocial constitui-se em uma Unidade Pública Estatal, de base territorial localizado em áreas com maior índice de vulnerabilidade e risco social.

2.2- Descrição e Análise da Realidade da Organização.

O Conselho Nacional de Assistência Social aprovou a Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004), que define como deve funcionar o Sistema Único da Assistência Social. O SUAS então é a formade materializar o conteúdo da Lei Orgânica de Assistência Social, Lei nº. 8.742 de 07/12/1993.
O Sistema Único da Assistência Social – SUAS vai organizar a Assistência Social, considerando onde as pessoas vivem e o tipo de proteção que elas precisam. Tem por objetivo identificar os problemas sociais focando as necessidades em cada município, ampliando a eficiência dos recursos financeiros e dacobertura social.
No SUAS o atendimento visa buscar soluções para a família, pois ela é a base da sociedade. Porém não podemos nos esquecer que família nem sempre é formada por pessoas do mesmo sangue. Hoje em dia há vários tipos de família que se formam por outros tipos de vínculos. Os serviços do SUAS são classificados de acordo com a situação de risco social e se dividem em: Proteção...
tracking img