Serviço social

Páginas: 15 (3717 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
CANÇÕES DE MPB: explicitando o conceito de intertextualidade1

Inaldo Firmino Soares2 inaldosoares@gmail.com Resumo: Este texto se propõe analisar a intertextualidade nas letras de algumas canções de Música Popular Brasileira (MPB). Visando facilitar a compreensão do conceito de intertextualidade nas aulas de Língua Portuguesa, selecionamos algumas letras antológicas do nosso cancioneiropopular em que se evidencia mais explicitamente o referido conceito. Para tanto, nosso corpus de análise se constitui de composições de Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso e de Mário Lago e Ataulfo Alves. 1. INTRODUÇÃO

O trabalho com a linguagem em sala de aula é marcado cada vez mais pela presença do texto, como objeto de leituras e como trabalho de produção. O específico da aula de Portuguêsé, portanto, o trabalho com textos. É o que sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), é o que se encontra nos livros didáticos do ensino fundamental e médio, é o que se defende nos cursos de formação inicial e continuada de professores.

A questão pendente é como conciliar, em face da natureza do texto, a identidade contemporânea do trabalho de ensino com a presença do texto como objetodeste ensino. Isso nos remete a Geraldi (2003), que aponta para a imagem da escola como fetichizadora da produção científica: a escola tende a tomar algo pronto e passá-lo para a sala de aula como tal. Falta, muitas vezes, na prática do professor de Português, um trabalho de transposição didática. Dessa forma, a escola deixa de ser o local real de produção de conhecimento e assume o papel de merareprodutora e reconhecedora daquilo que se “prega” na academia, nos PCN, nas capacitações de professores e nos livros didáticos.

É na tentativa de minimizar a distância entre as discussões teóricas sobre intertextualidade e a prática de sala de aula do professor de Português que se situa este trabalho. Para tanto, depois de uma breve explanação do conceito de intertextualidade e das váriasleituras que dela fazem alguns especialistas, procede-

1 Artigo originalmente publicado em 2005, na Revista Desempenho – Revista dos Mestrandos em Lingüística Aplicada da Universidade de Brasília, sob o título “A intertextualidade nas canções de música popular brasileira”. 2 Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professor de Português da Faculdade Maurício de Nassau(Recife), professor de Português e de Metodologia Científica da Faculdade dos Guararapes (Jaboatão dos Guararapes-PE), professor de Português da Unidade de Ensino a Distância (UEAD) do Senac-PE e trabalha com formação continuada de professores no Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE.

se à leitura de algumas letras de canções de MPB, focando especificamente as concepçõesaludidas.

A primeira música analisada é Atire a primeira pedra, composta por Mário Lago e Ataulfo Alves na década de 1940; a segunda, Os Argonautas, criada por Caetano Veloso em 1969, e as duas últimas canções – Até o fim e Bom Conselho – feitas por Chico Buarque de Holanda em 1978 e 1972, respectivamente.

A centralização em Chico Buarque se justifica por acreditarmos ser ele, dentre todos os“poetas” contemporâneos de MPB, aquele em cujas composições se faz mais evidente a presença da intertextualidade.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1Polifonia e heterogeneidade

Falar de intertextualidade exige, a priori, uma visita obrigatória a Bakhtin (1981, p. 69) cuja obra tem por princípio unificador a concepção dialógica da linguagem:
Aquele que usa a língua não é o primeiro falante que rompeupela primeira vez o eterno silêncio de um mundo mudo. Ele pode contar não apenas com o sistema da língua que utiliza, mas também a existência dos enunciados anteriores [...] cada enunciado é um elo na cadeia complexa e organizada de outros enunciados.

Essa concepção dialógica não se circunscreve ao quadro restrito do diálogo face a face. Para Bakhtin, existe uma dialogização interna da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!