Serviço social

Páginas: 8 (1835 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
QUESTÕES DA PROVA
Questões Objetivas:

1-Considerando as discussões ao longo da disciplina analise as alternativas abaixo e identifique a que não corresponde a atuação profissional:

A)O trabalho do assistente social exige permanente aprimoramento intelectual para garantir fundamentação teórico-prática à prestação de serviços aos usuários.
B)O Assistente social não é aquele que tudo perdoae que passa por cima de tudo quando trata-se de falhas, somente para deixar o usuário à vontade, pois ...aceitar "{...} comportamentos anti-sociais não é perdoá-los, mas sim compreendê-Ios no sentido de conhecer os sentimentos que expressam".
C )Para ser um bom Assistente Social o que requer-se é apenas boa intenção e isto já basta para ser um profissional .
D)O trabalho do assistente socialexige uma postura investigativa que permite identificar as necessidades sociais concretas dos usuários.
E) As decisões não são melhores do que a informação sobre a qual elas se baseiam. Informações incorretas ou incompletas podem levar a uma conclusão incorreta.

02. Durante o processo de entrevistas, as respostas/indicações de diversos tipos podem ser centradas no entrevistador ou noentrevistado. Nesse sentido, assinale a opção cuja resposta, se dada pelo entrevistador, não conteria julgamento moral explícito.

A) Você devia ter me falado quando pensou em desistir do emprego. Não é tão fácil encontrar empregos, e outras pessoas gastaram tempo e energia para encontrar esse para você. Qualquer outra pessoa em seu lugar ficaria feliz em ter. ..
B) Você deve aprender a viver com suadeficiência. Os trabalhos que você pode fazer são difíceis de encontrar. De qualquer forma, não podia ser tão ruim como você diz.
C) Acho que sim, e sugiro que você tente discutir isso com Paulo, colocando o seu ponto de vista. Ele pode surpreender-lhe, afinal de contas. Então, quando vocês vierem na próxima semana, poderemos discutir o assunto com mais detalhes. Que você acha disso?
D) Agora parecom estes absurdos. Você está inventando tudo isso. Não é certo você falar assim de sua mãe, depois de tudo que ela fez e está fazendo por você. Estou realmente surpreso, um rapaz inteligente como você ... sua consciência não lhe diz que você está errado?
E) Não compreendo como você pode dizer uma coisa como essa, mesmo se você a sente. O senhor José me falou o quanto gosta de você, e a dificuldadeque ele tem para fazer você se comportar. Acho que devia realmente se envergonhar de você mesmo.

03. A entrevista é um instrumento muito utilizado pelo Assistente Social na abordagem de atendimento individual. Neste sentido:

A) É uma abordagem que, por ser somente do tipo não estruturada, inviabiliza qualquer tipo de comparação entre dados.
B) Permite obter os mesmos dados que umquestionário e em igual profundidade, razão pela qual, atualmente, se opta pelo questionário. Além disto, prescinde da presença de um profissional de Serviço Social
C)É mais adequado que o conteúdo seja enviado pelo Correio, com selo de resposta já pago, para que as respostas do usuário sejam mais verdadeiras.
D) É uma abordagem qualitativa que permite obter informações em maior profundidade do que oquestionário.
E) A entrevista serve apenas para sanar a curiosidade do
Profissional.

04. Os Assistentes Sociais, quanto ao instrumental técnico-operativo disponível para o trabalho com famílias, utilizam-se de uma grande diversidade de instrumentos e técnicas. Em relação a tais instrumentos e técnicas, é INCORRETO afirmar que:

A) Os encaminhamentos são efetuados quando a família e/ou um deseus membros precisa de um atendimento inexistente na estrutura do serviço na qual está inserida.
B) As reuniões contemplam desde aquelas da equipe técnica para estudo de caso ou para avaliação do trabalho realizado, até reuniões com grupos, como os de pais, mães, mulheres, terapêuticos e familiares.
C) O estudo social é utilizado pelo Assistente Social para orientar o seu trabalho, tanto no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!