Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
12/03/2013

SERVIÇO SOCIAL

 



O presente estudo traz à discussão a família, visualizando-a na perspectiva critica como uma construção histórica. Analisamos que em cada momento histórico a família teve a sua configuração e sua função, como respostas aos interesses e ideologias da época, com o propósito de dar base à sociedade. A partir da desmistificação do conceito de famíliacompreendemos a família e os processos de exclusão social, entendemos assim a exclusão que esta sofre da sociedade e a exclusão social intrafamiliar. Compreendemos que os laços familiares que foram construídos socialmente também criaram funções sociais, no entanto a família pode ou não mostrar-se capaz de cumprir sua função social, devido à exclusão social quem deveria prover cuidados também necessitadestes. Quando a família não consegue cumprir sua função social aparecem as demandas para o Serviço Social. Problematizamos, apontamos as demandas do Serviço Social advindas das famílias propondo uma intervenção do profissional de Serviço Social.



O presente estudo traz à discussão a família, visualizando-a na perspectiva critica como uma construção histórica. Analisamos que em cada momentohistórico a família teve a sua configuração e sua função, como respostas aos interesses e ideologias da época, como o propósito de dar base è sociedade. A partir da desmistificação do conceito da família compreendemos a família e os processos de exclusão social, entendemos assim a exclusão que sofre da sociedade e a exclusão social intra-familiar. Compreendemos que os laços familiares que foramconstruídos socialmente também criaram funções sociais, no entanto a família pode ou não mostrar-se capaz de cumprir sua função social, devido à exclusão social quem deveria prover cuidados também necessita destes. Quando a família não consegue cumprir sua função social aparecem as demandas para o Serviço Social.

1

12/03/2013





A noção mais generalizada de família encontra-seligada à idéia de um grupo formado por um casal e seus filhos (família nuclear), tratando a família como uma concepção natural, estática e universal, vista como uma relação sempre existente e a histórica. Entretanto a família é uma construção social, uma instituição social, por isso é preciso ter uma visão crítica para compreendê-lo desnaturalizando-a e analisando a família na perspectivasócio-histórica, ou seja, observa-la em suas constituições nas diferentes épocas da história e nos diferentes locais. A partir da desnaturalização da família e da perspectiva teórico metodológica crítica, compreendemos que a família é uma concepção construída pelo processo histórico, incorpora determinações econômicas, políticas e sociais e para discutirmos esta questão é preciso incluir conceitos que fazemparte do contexto familiar como o casamento, amor, sexualidade, relações de gênero e etária, papeis sociais, relações jurídicas e religiosas entre outros.







A exclusão social supõe discriminação, preconceito e abandono dirigidos a um segmento etário a moradores de um local (país, cidade, bairro), aos portadores de deficiência a uma determinada etnia, gênero a pessoas que se encontramem situação de vulnerabilidade e muitos outros. Ela expressa situações como o crescimento da violência, fragilização familiar, desemprego de longa duração, crescimento da população de rua e é também causadora de muitas situações como a segregação, a nãoequidade, a não acessibilidade e muitas outras formas de descriminação. A exclusão social é um fenômeno próprio do modo de produção capitalista, omodelo e a estrutura econômica por sua natureza geram essas grandes desigualdades, algumas famílias vivenciam processos de exclusão, principalmente as famílias em situação de indigência e pobreza, pois estas situações são formas de exclusão que geram outras exclusões sociais. ”A exclusão social é relativa, cultural, histórica e gradual.”









Com a construção do conceito da...
tracking img