TRABALHO DE GRUPO
Trata-se de um profissional habilitado para a realização de serviços voltados as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que pode ser temporária ou não.
Mas, é de suma importância salientar que devemos ter consciência de que esta profissão colhe frutos, na maioria das vezes, a médio e longo prazo, onde é responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional e intervir para melhorar as condições de vida do usuário, pois realiza um trabalho essencialmente sócio-educativo, estando apto para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas. O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.A Previdência Social é de caráter contributivo, já o acesso à assistência social e a saúde independem de contribuição. Dessa forma, a assistênciasocial é considerada como direito do cidadão e dever do Estado, sendo uma política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.O pensamento neoliberal defende uma segmentação entre as esferas do Estado e do mercado. O neoliberalismo entende a existência e a permanência das questões econômicas no âmbito do mercado, enquanto ao Estado cabem os processos da política formal e, eventualmente, algumas atividades sociais. Desse modo, trata-se de uma concepção do Estado como público e de tudo o que não é estatal como privado. No século XX, o mundo passou por intensas e rápidas transformações sociais, marcadas pela inovação tecnológica e por mudanças culturais. Dentre essas mudanças, destacam-se, entre outras, o acentuado crescimento da demanda por educação, o declínio da classe operária industrial, a entrada das mulheres no [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). SERVIÇO SOCIAL. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Servi%C3%A7o-Social/43828393.html

MLA

"SERVIÇO SOCIAL" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Servi%C3%A7o-Social/43828393.html>.

MLA 7

"SERVIÇO SOCIAL." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Servi%C3%A7o-Social/43828393.html>.

CHICAGO

"SERVIÇO SOCIAL." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Servi%C3%A7o-Social/43828393.html.