Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A T E N D I M E N T O S O C I A L

1. Introdução:

Visando a padronização do processo de Trabalho “Atendimento Social”, bem como o estabelecimento de diretrizes a luz do código de ética da profissão, apresentamos sugestões de documentação para o Serviço Social na área de Recursos Humanos dentro de uma organização

2. Objetivo:

 Atender Código de Ética da profissão visando proteger ousuário, a empresa e os profissionais Assistentes Sociais;

3. Considerações Gerais: Relembrando as Ferramentas do Serviço Social

3.1. Atendimento Social
O Atendimento Social é o mais importante objeto de estudo do Serviço Social. Através dele o profissional entra em contato com a realidade do usuário e elabora estratégias de intervenção, possibilitando estudo social, a elaboração do relatóriosocial e a emissão de laudos e pareceres.
Dentre as Ações advindas do Atendimento Social Destacam-se:
 Entrevista: individual ou familiar; com análise de documentação e questionário para colheita de dados específicos;
 Visitas: domiciliar, hospitalar ou nos setores de trabalho;
 Orientações e encaminhamentos para rede (profissionais de saúde externos ou internos, psicólogos,Departamentos/Divisões da Empresa, benefícios da Empresa, Estado ou Comunidade.

 Oferecer informações sobre as políticas públicas oferecidas pelo Estado e políticas da Empresa;
 Elaboração de Relatório Social, laudos e pareceres técnicos

Demanda:
 Procura espontânea;
 Encaminhamento Gerencial;
 Encaminhamento Médico ou de outros serviços;
3.2. Estudo Social:
O estudo social é umprocesso metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional, especificamente nos aspectos socioeconômicos, culturais, familiar, funcional e de saúde.
3.3. Relatório Social:
O relatório social como documento específico elaborado pelo assistentesocial, se traduz na apresentação descritiva de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional no seu cotidiano laborativo.
Sua apresentação se dá com maior ou menor nível de detalhamento, a depender de sua finalidade, podendo conter apenas parcialidades da questão ou situação em estudo, que será conhecida de forma mais completa no conjunto derelatórios seqüenciais. Esse documento deve conter:
 Objeto de estudo;
 Sujeitos envolvidos;
 Finalidade a qual se destina os procedimentos utilizados;
 Breve histórico;
 Desenvolvimento e análise da situação.
Como qualquer outra documentação do âmbito da profissão, os princípios éticos devem se guiar a escolha do que é pertinente ou não registrar em documentos que pertencem ao prontuáriopróprio do Serviço Social e naqueles que serão exposto à análise de outro agente, ou que poderão vir a público.

3.4. Laudo Social

Tem a finalidade de dar suporte à tomada de decisão.
0 laudo social não necessita expressar o detalhamento dos conteúdos do estudo realizado, o qual deve sim ser documentado através por meio de registros diversos e permanecer devidamente arquivado no espaço de trabalhodo Serviço Social.
Sua estrutura constitui-se em:
 Introdução – Indicando a demanda e o objetivo do laudo;
 Identificação – Breve dos sujeitos envolvidos;
 Metodologia – Construção metodológica do laudo, deixando claros a especificidade da profissão e os objetivos do estudo;
 Relatório Analítico - Construção histórica da questão estudada e do estado social atual da mesma;
 ParecerSocial – Deve conter uma breve análise crítica apontando conclusões ou indicativos de alternativas, do ponto de vista do Serviço Social, ou seja, expressar o posicionamento profissional frente a quentão em estudo.
3.5. Parecer Social
O parecer social é o resultado do estudo social. Está contido no relatório social e no laudo. Pois todo estudo realizado converge para um parecer.
O parecer deve...
tracking img