Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESIGUALDADES SOCIAIS, ESTRATIFICAÇÃO E ESTRUTURA DE CLASSES

DESIGUALDADES SOCIAIS

1- DEFINIÇÃO:

- Uma desigualdade social não é uma simples diferença individual. Algumas das diferenças que podemos encontrar entre os indivíduos que compõem uma sociedade são sociologicamente irrelevantes: a estatura física, alguns gostos artísticos, por exemplo, podem em nada influenciar as oportunidadesde vida concretas, ou nada nos dizer sobre as posições sociais de cada um.

- Uma desigualdade social deverá resultar, sobretudo, de um grau desigual de acesso a bens, serviços ou oportunidades, cuja raiz explicativa se encontre nos próprios mecanismos da sociedade.

- Segundo Robert Girod, uma desigualdade social “consiste na repartição não uniforme, na população de um país ou região, detodos os tipos de vantagens e desvantagens sobre os quais a sociedade exerce uma qualquer influência”

- Anthony Giddens define as desigualdades sociais- ou sistema de estratificação social- como um conjunto de “desigualdades estruturadas entre diferentes grupos de indivíduos”, estando os mecanismos de estruturação baseados na sociedade.

- Podemos definir, em síntese, uma desigualdade socialcomo uma diferença socialmente condicionada no acesso a recursos.

2- PERSPECTIVA ESTRUTURALISTA E PERSPECTIVA INTERACCIONISTA

Perspectiva Estruturalista:

- Numa perspectiva deste tipo, a análise das desigualdades coloca-se sob um foco predominantemente estruturalista: são as oportunidades de vida, colectivamente determinadas, que exercem uma pressão específica (no sentido durkeimiano de“constrangimento social”) sobre os indivíduos, fazendo-os ocupar certos lugares no mapa das desigualdades.

- As oportunidades de vida individuais escapam, em certa medida, às nossas atitudes singulares: a existência de um conjunto de mecanismos profundos determina grande parte dos nossos sucessos ou fracassos- o percurso e as biografias que vamos construindo.

- Assim, por exemplo, o facto de sedeter maior ou menor volume de riqueza, maior ou menor prestígio ou valorização social, diferentes possibilidades de escolarização e sucesso escolar, diferentes capacidades de exercício de poder ou da cidadania, estará subordinado a mecanismos do tipo social que condicionam os destinos individuais

Perspectiva Interaccionista (ou individualista):

- A necessidade de análises individualistas ouinteraccionistas colocar-se-á num plano complementar: São as diferentes formas de interacção entre os indivíduos que os levam, frequentemente, a construir subjectivamente certas diferenças, e estas poderão ganhar formas objectivas
.
- É a interacção concreta que leva os indivíduos a interiorizar diferencialmente as realidades. É ela que, no limite, revela possibilidades de saída individual parasituações que o constrangimento colectivo não predeterminava.

RESUMO: a perspectiva estruturalista coloca a ênfase no facto das oportunidades de vida serem colectivamente determinadas e exercerem pressão sobre os indivíduos; a perspectiva interaccionista dá relevância à interacção entre os indivíduos uma vez que esta permite construir subjectivamente diferenças

3- CRITÉRIOS DE DESIGUALDADE:I. Reunião de um conjunto de características objectivas, que permitem atribuir um vínculo comum a um conjunto de indivíduos- nível de vida ou níveis de riqueza semelhantes, posições determinadas na escala de prestígio e valorização social, níveis de poder, graus de escolarização, acesso ao mercado de trabalho, etc.

II. Conjunto de características subjectivas que moldam uma identidade comum –normas e valores, padrões de comportamento, atitudes e opiniões, atitudes políticas, gostos pessoais, etc.

III. Conjunto de oportunidades de vida idênticas- isto é, a existência de mecanismos de tipo colectivo que explicam, em grande parte, os regimes de mobilidade social existentes, envolvendo a permanência ou a transição de uns grupos sociais para outros.

4- SISTEMAS DE ESTRATIFICAÇÃO...
tracking img