Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 O QUE SÃO DROGAS?

Todo mundo já tem uma idéia do significado da palavra droga. Em linguagem comum, de todo o dia ("Ah, mas que droga" ou "logo agora, droga..." ou ainda, "esta droga não vale nada") droga tem um significado de coisa ruim, sem qualidade; já em linguagem médica, droga é quase sinônimo de medicamento. Dá até para pensar porque uma palavra designada para apontar uma coisa boa(medicamento; afinal este serve para curar doenças), na boca do povo tem um significado tão diferente.

O termo droga teve origem na palavra droog (holandês antigo) que significa folha seca, isto porque, antigamente, quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais. Atualmente, a medicina define droga como sendo qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos,resultando em mudanças físicas ou de comportamento

Existem duas formas de dependência: Psíquica: há um desejo compulsivo de usar a droga regularmente para evitar o mal-estar. A tolerância é o fenômeno responsável pela necessidade sempre presente que o viciado sente em aumentar o uso da droga.
Física: o usuário apresenta problemas orgânicos decorrentes da falta da substância, que faz com que oorganismo não tenha um bom desenvolvimento.
As drogas podem ser introduzidas no organismo de várias maneiras e a via de administração influencia nos efeitos.
O consumo excessivo de algumas drogas provoca a overdose que pode levar a pessoa à morte.
As drogas podem ser classificadas, do ponto de vista legal, como lícitas ou ilícitas, e do ponto de vista de atuação no sistema nervoso central(SNC), depressoras, estimulantes e perturbadoras ou alucinógenas. Sistema Nervoso Central é a parte que fica dentro da caixa craniana, sendo o cérebro o principal órgão deste sistema.





2 O que são psicotrópicos?

Psico, significa nosso psiquismo (o que sentimos, fazemos e pensamos, enfim o que cada um é), Trópico, relaciona-se com o termo tropismo que significa "ter atração por". Portantopsicotrópico significa atração pelo o que sentimos, pensamos, etc. e drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando de alguma maneira o nosso modo de sentir, fazer e pensar.
As principais mudanças de comportamento de um dependente químico são características de comportamento não equivalentes a sintomas obrigatórios e definidores de um usuário de drogas. Além do tipo,a quantidade e a freqüência de uso da droga são muito importantes na definição de sintomas.
Uma mudança repentina pode surgir: Nas atitudes com amigos e familiares; no desinteresse pelo estudo ou pelo trabalho, falta de atenção, dificuldade de concentração e memorização desinteresse generalizado; na troca por um novo grupo social e por atividades de lazer, principalmente pelas madrugadas e finaisde semanas; no humor, na agressividade, na apatia, na inquietação e irritabilidade; pela falta ou excesso de sono; na forma de gastar o dinheiro, pede mais dinheiro aos pais ou gasta todo o salário descontroladamente, faz dívidas, e até o desaparecimento de objetos da casa; perda ou aumento do apetite; marcas de injeção nos braços ou pelo corpo, bitucas de cigarro e/ou de maconha e outros objetosestranhos no local, olhos avermelhados, agitação motora; mentiras pequenas ou complexas, omissões ou contradições costumam acompanhar as atitudes de muitos usuários.
As drogas circulam de maneira previsível pelo corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sangüínea.
O sangue circula dos tecidos para o coração através das veias. Do coração, ele partepara os pulmões para adquirir oxigênio e liberar o dióxido de carbono. O sangue volta, então, para o coração através das artérias, carregando consigo a droga.
As drogas podem der administradas oralmente, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pulmões. Podem também ser injetadas através da pele, de uma camada de gordura, músculo ou dentro de uma veia (via intravenosa). A injeção intravenosa é a...
tracking img