Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Povos Indígenas do Tocantins
O Tocantins apresenta uma população aproximada de 6.000 índios, que continua a crescer. Vivem no estado os Xerente (povo Akwen), os Karajá, Javaé e Xambioá (povoIny), os Apinajé ( povo panhi) e os Krahô (povo Meri). Esses povos têm uma cultura rica e uma história de luta pela sobrevivência e mantêm rituais e festascom uma forte ligação com o seu passado.
O povo Karajá, Javaé e Xambioá
Os Karajá, Javaé e Xambioá são o mesmo povo e se autodenominam Iny. Pertencem ao tronco linguístico Macro-Jê, família Karajá elíngua Karajá. Os tres grupos falam a mesma língua e vieram migrando do Norte, baixo Araguaia antes de 1500. Mantiveram suas aldeias separadas em virtude da luta com o nao-índio. Os Karajá sao,sobretudo, pescadores e coletores, embora hoje també faςam roςas. Segundo Darcy Ribeiro, es tes índios migraram sempre, atéchegar a Ilha do Bananal. Lá vivem hoje 1.600 habitantes Karajá em oito aldeias, e 849 Javaé a margem do rio Javaé em nove aldeias. Os Xambioá conhecidos pelo seu povo como Hirarumarandu, ou "Karajádebaixo", vivem hoje em duas aldeias, com uma populaςao de 182 pessoas, próximos as cidades de Santa Fé e Xambioá.
A festa do Hetoroky, ou iniciaςão do menino para a fase adulta, reúne famílias Karajáde aldeias distantes e é comemorada com danςas, lutas e comida farta, mantendo uma forte ligaςao com suas origens.Os Karajá tem tradiςão na arte de fazer cerâmica. As mulheres oleiras fazem figurasde animais, figuras míticas, representaςoes do cotidiano e, principalmente, as bonecas ritxokô, vendidas como artesanato.
O povo Xerente
Os Xerente se autodenominam Akwen, que significa"indivíduo", "gente importante". Eles vieram, provavelmente, das terras secas do Nordeste até o Norte, onde encontraram abundancia de áqua. Em 1840, os Xerente aceitaram o aldeamento de Teresa Cristina, atual...
tracking img