Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2176 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVAR-FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

RELATÓRIO FINAL



SIMONE MARQUES DO NASCIMENTO

Barra do Garças - MT
Dezembro de 2011

RELATÓRIO FINAL

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Nome: Simone Marques do Nascimento
Disciplina de Estágio Curricular: Supervisão AcadêmicaCarga Horária: 540 horas
Instituição de Campo de Estágio: Centro Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Área de Atuação: Assistência Social/Serviço Social
Período de Estágio: 28 de Fevereiro a 05 de Dezembro 2011
Supervisora de Estágio: Alessandra Gomes de Castro
CRESS: 2992-MT
Supervisora de Campo: Admilce Campos
CRESS: 048-2° região MT

DESENVOLVIMENTO:
Instituição oCampos de Estágio, Serviço Social e Usuários:

Os objetivos do CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social é atender a comunidade em prol da promoção social, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento do ser humano.
O CREAS do Município de Barra do Garças -MT, é a principal porta de entrada do SUAS- Sistema Único de Assistência Social, possibilitando, dessa forma, oacesso de um grande número de famílias a rede de proteção de assistência social.
As diretrizes legais que possibilitará atingir objetivos propostos e as necessidades da instituição desenvolvendo habilidades e competências no que se refere a exercer e executar a profissão em Serviço Social, favorecendo o conhecimento da realidade da instituição que destina atender a família, a criança, aoadolescente, ao idoso, a gestante, etc.
Todos os serviços de proteção social desenvolvidos no território de abrangência do CREAS, em especial os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, deve ser ele referenciados.
O referenciamento dos serviços sócioassistenciais da proteção social básica do CREAS possibilita a organização e hierarquização da rede sócioassistencial no território,cumprindo a diretriz de descentralização da política da Assistência Social.
Os programas desenvolvidos no CREAS são: programa de atendimento para as gestantes, crianças e adolescentes, idosos, e a família, e os critérios de inclusão nos programas são: ser residente no município de Barra do Garças-MT, está na condição de família de baixa renda para integrar o cadastrado no CADúnico, e que esteja emcondição de risco e vulnerabilidade social.
Os instrumentais postos no campo de estágio são: diagnóstico, execução, monitoramento, avaliação, recadastramento, entrevista realizado por meio de estudo de casos e visitas domiciliares para verificar se realmente a família necessita dos trabalhos prestados na instituição.
A metodologia posta para atuação profissional do assistente social: estudosocial da instituição e de seus usuários, visitas domiciliares as famílias, (anamnese) avaliação social dos usuários.
O perfil do usuário do CREAS são famílias de baixa renda, que não tem condições sociais e econômicas para obter o desenvolvimento social e pleno. As formas de participação da sociedade são de forma integrada de modo que atende as crianças, adolescente, aos idosos, a família de um modogeral, visando à reintegração dessas crianças e adolescentes no âmbito familiar.

2.2- O Estágio:
As ações e projetos desenvolvidos no campo de estágio foi o projeto de intervenção cuja temática era a “Higiene para educar para vida”.
O projeto sobre a higiene pessoal para os usuários e familiares do CAPS II de Barra do Garças-MT, teve como objetivo conscientizar-los a entender que a boasaúde está relacionada a higiene, estabelecer relações de higiene corporal, organização de ambiente, até a integração com a família, comunidade e coloca em prática o aprendizado do projeto em seu cotidiano. Além de levar os usuários a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene; Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidado com o corpo para ser saudável; Desenvolver...
tracking img