Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO

O Assistente Social/Bacharel em Serviço Social é o profissional qualificado que através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

A atuação do assistente social se faz desenvolvendo ou propondo políticaspúblicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, principalmente, aquelas da área da Seguridade Social. De modo geral, as instituições que requisitam o profissional de Serviço Social se ocupam de problemáticas relacionadas a: crianças moradoras de rua, em trabalho precoce, com dificuldades familiares ouescolares, sem escola, em risco social, com deficiências, sem família, drogadictas, internadas, doentes; adultos desempregados, em conflito familiar ou conjugal, aprisionados, em conflito nas relações de trabalho, hospitalizados, doentes, organizados em grupos de interesses políticos em defesa de direitos, portadores de deficiências; idosos asilados, isolados, organizados em centros de convivência,hospitalizados, doentes; minorias étnicas e demais expressões da questão social. Devido à experiência acumulada no trabalho institucional, a (o) Assistente Social tem-se caracterizado pelo seu interesse, competência e intervenção na gestão de políticas públicas e hoje contribuindo efetivamente na construção e defesa delas, a exemplo do Sistema Único de Saúde - SUS, da Lei Orgânica da AssistênciaSocial - LOAS e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA,
participando de Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais, bem como das Conferências nos 3 níveis de governo, onde se traçam as diretrizes gerais de execução, controle e avaliação das políticas sociais.

Com o passar do tempo a profissão foi se estruturando, chegando hoje a uma profissão dotada de arsenal teórico-metodológico,técnico-operativo e ético político. Atualmente o Serviço Social se tornou uma profissão interventiva que busca principalmente a garantia e o acesso de direitos às camadas populares trabalhadoras. O curso superior de Serviço Social foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão.
O perfildo Bacharel em Serviço Social, atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. È dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva noconjunto de relações sociais e no mercado de trabalho. Profissional comprometido com os valores e princípios norteados do Código de Ética do Assistente Social.
A metodologia utilizada na profissão para a atuação nas ações sociais baseia-se em conhecimentos específicos em ambiente de atuação do assistente social, ou seja, instrumental de pesquisa em processos de investigação social: elaboração deprojetos, métodos e técnicas qualitativas e quantitativas.
Tendo como práticas possíveis apresentam-se: entrevistas; pesquisas; laudos; pareceres sociais; observação; perícia; visitas domiciliares; acompanhamentos; encaminhamentos; métodos de investigação; interação com outros grupos profissionais; orientação; atualização de cadastro; diagnósticos; conciliação; imediação; avaliação;planejamentos; intervenção.
Propostas de intervenção na área social: planejamento estratégico; planos, programas; projetos e atividades de trabalho; avaliação de programas e políticas sociais.
As estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção utilizados são sindicância; abordagem individual; técnica de entrevista; abordagem coletiva; trabalho com grupos e redes e com famílias, atuação na equipe...
tracking img