Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES

A noção mais generalizada de família encontra-se ligada à idéia de um grupo, formado por um casal e seus filhos (família nuclear), tratando a família como umaconcepção natural, estática e universal, vista como uma relação sempre existente e a-histórica. Entretanto a família é uma construção social, uma instituição social, por isso é preciso ter uma visão críticapara compreendê-la desnaturalizando-a e analisando a família na perspectiva sócio-histórica, ou seja, observá-la em suas constituições nas diferentes épocas da história e nos diferentes locais.
Além depassar por várias transformações, a família ainda tem de adaptar-se à situação socioeconômica, que sofre mudanças significativas e influencia a qualidade de vida das famílias. É um processo constantede modernização. Desta forma, a família nuclear vem ganhando importância e reforçando a ideologia da igualdade entre as pessoas, que é direitos de todos. Todavia, percebe-se uma diversidade dearranjos domésticos e familiares para viver em família, e os sentimentos familiares existentes reforçam seus laços.
Com a construção do conceito da família foi se configurando também o papel destas, istoquer dizer que os laços familiares que foram reconhecidos socialmente também criaram funções sociais, suas funções são como por exemplo as responsabilidades com o apoio e a proteção de todos seusmembros. A Política Nacional da Assistência Social (2004, p.29) identifica que:
[...] são funções básicas da família: prover a proteção e a socialização de seusmembros; constituir-se como referências morais, de vínculos afetivos e sociais;de identidade grupal, além de ser mediadora das relações dos seus membros com outras instituições sociais e com o Estado.Devemos ressaltar que a família pode ou não se mostrar capaz de
alcançar a efetivação das funções sociais. De acordo com a PNAS2 (2004, p.29) “O importante é notar que esta capacidade resulta...
tracking img