Serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. APRESENTAÇÃO
Esse projeto tem a finalidade promover e conscientizar as famílias de baixa renda, o seu direito à assistência social à adolescente grávida, dar ênfase o destacamento a participação nos programas de prevenção de gravidez na adolescência, a assistência no período gravídico-puerperal e no suporte para apoio social. Enquanto perspectivas de atuação para asenfermeiras, identificamos o importante papel de educação sexual e programas de intervenção na prevenção da gravidez na adolescência, nos programas de pré-natal e assistência pós-parto; além de ressaltar a necessidade de organização do trabalho da enfermeira para facilitar o acesso a métodos contraceptivos e de prevenção de doenças de transmissão sexual.
O problema social deverá ser identificadopelo através de visitas e entrevistas na Rua Nova, que há uma elevada demanda de famílias que se encontram em situação com gravidez na adolescência.
A adolescência, faixa etária compreendida entre 10 e 19 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde, é um tempo de descobertas que se caracteriza por profundas e abrangentes mudanças nos aspectos físicos e psicológicos, com repercussõesindividuais, familiares e sociais. É um momento de descoberta do próprio corpo, de novos sentimentos e prazeres. Uma das grandes preocupações da atualidade é a gravidez na adolescência. Sempre vista como um problema que deve ser solucionado, a gravidez na adolescência vem se mantendo e até crescendo nestes últimos anos.
A gravidez entre adolescentes é um fenômeno que vem crescendo consideravelmente, e,embora apresente uma concentração maior entre populações mais desfavorecidas economicamente, também tem atingido os setores médios da sociedade. O fenômeno tem sido relacionado ao aumento da atividade sexual das jovens, nessa idade, geralmente explicado pela difusão de valores culturais que favorecem a atividade sexual nessa faixa etária.
Riscos e problemas associados à gestação na adolescência
Agestação na adolescência é considerada uma situação de risco biológico tanto para as adolescentes como para os recém-nascidos. É observado que características fisiológicas e psicológicas da adolescência fariam com que uma gestação nesse período se caracterizasse como uma gestação de risco. Há evidências de que gestantes adolescentes podem sofrer mais intercorrências médicas durante gravidez emesmo após esse evento que gestantes de outras faixas etárias. Algumas complicações como tentativas de abortamento, anemia, desnutrição, sobrepeso, hipertensão, (pré) eclampsia, desproporção céfalo-pélvica, hipertensão e depressão pós-parto estão associadas à experiência de gravidez na adolescência Além disso, a gestação em adolescentes pode estar relacionada a comportamentos de risco como, porexemplo, a utilização de álcool e drogas ou mesmo a precária realização de acompanhamento pré-natal durante a gravidez. Considerando-se que a ocorrência de problemas de saúde tanto na jovem como na criança pode estar mais relacionada ao estado de pobreza do que à idade da jovem propriamente. É do conhecimento de todos no município de Ourolândia, que uma boa parcela da população de gestantes adolescentesencontra-se em condições sócio-econômicas precárias, o que por sua vez está associado a uma maior ausência de condições adequadas de higiene, habitação, alimentação e saúde.
Em termos sociais, a gravidez na adolescência pode estar associada com pobreza, evasão escolar, desemprego, a prostituição o ingresso precoce em um mercado de trabalho não-qualificado, separação conjugal, situações deviolência e negligência, diminuição das oportunidades de mobilidade social, além de maus tratos infantis.
Fatores precursores relacionados à gravidez na adolescência
O motivo óbvio e direto da gravidez na adolescência é o fato de que os adolescentes mantêm relações sexuais sem cuidados contraceptivos. Portanto, dois comportamentos precisam existir para que ocorra a gravidez na adolescência: a...
tracking img