Serviço social e o programa bolsa família

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 53 (13208 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:


O presente trabalho de conclusão de curso tem o propósito de discorrer sobre o Programa Bolsa Família. Neste sentido, este estudo busca analisar a importância do Programa Bolsa Família para as famílias beneficiadas. Tendo como objetivo central analisar os possíveis impactos do programa sobre as famílias beneficiadas, e assim, conhecer a importância do programa para asmesmas e identificar se há o processo de busca de autonomia sócio-econômica dessas famílias, cujo é o objetivo primordial do Programa Bolsa Família. A escolha deste tema está diretamente relacionada a observações realizadas acerca de possíveis experiências vivenciadas pelas famílias que têm acesso a este programa.
Para descrever sobre este assunto, serão abordados aspectos sobre a implantaçãoda Política de Assistência Social e resultados sobre o Programa Bolsa Família e os impactos deste à população atendida.
O trabalho contém três capítulos, onde o primeiro discorrerá sobre o que é política social, qual a sua importância e a sua verdadeira função que é a atender e garantir o direito de cidadania a todos os cidadãos brasileiros, o serviço social demonstrando as necessidadesou demandas sociais existentes e tendo o assistente social como seu principal executor e fiscal.
O segundo capítulo abordará os programas de transferências de renda, especificamente, o Programa Bolsa Família, apresentado o que é, qual é o seu verdadeiro objetivo, como ele funciona, a qual público ele é destinado, como é sua funcionalidade, e por fim, analisar se o objetivo esperado estásendo alcançado, saber qual a importância do mesmo para as famílias beneficiadas, e também, saber quais os possíveis impactos do Programa Bolsa Família sobre essas famílias.
O terceiro capítulo fará uma descrição sobre a centralidade na família, conceituando o termo família, a sua importância social, fazer uma relação de famílias com o Programa Bolsa Família, considerando as possíveismudanças adquiridas a partir de que se tornaram beneficiárias do Programa.










Capítulo I: A Política Social, Como Direito de Cidadania


Iniciarei por conceituar políticas publicas, juntamente com sua origem. As políticas sociais foram criadas pelo Estado para que pudesse garantir o bem-estar social do cidadão, tais como, o direito a educação, a saneamento básico, assim:Políticas sociais se referem a ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para à redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico. As políticas sociais têm suas raízes nos movimentos populares do século XIX, voltadas aosconflitos surgidos entre capital e trabalho, no desenvolvimento das primeiras revoluções industriais. (HÖFLING, 2001, pg 31).


Com isso, nota-se que a origem das políticas sociais está nas mazelas construídas pela economia capitalista, em especial direcionadas para a classe trabalhadora, que muitos países para adquirem e fazer respeitar seus direitos, se movimentaram em organizações quelutavam por melhorias nas condições de trabalhos, bem como na jornada de trabalho e no salário. No Brasil, não foi tão diferente, a única diferença é que os direitos trabalhistas dirigidos para os trabalhadores urbanos foi um ato político, do então presidente da República Getúlio Vargas, que criou e implementou o Código Legislativo Trabalhista, antes que esses movimentos trabalhistas ocorridos noexterior chegasse até ao país, mas também, para ficar com uma boa figura junto a classe trabalhadora, chegou até a ser chamado de “ pais dos pobres”. Porém, essa atitude de Vargas, ao mesmo tempo em que ajudou os trabalhadores, agradou a classe capitalista também, pois só receberia benefícios aqueles ligados a um sindicato, limitavam aos trabalhadores urbanos e o que é melhor para o capitalista,...
tracking img