Serviço social e exercício laico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Estado é Laico, A Profissão é Laica, Mas a Sua Universidade e a Sua Pratica Profissional, é Laica?
Laico, afinal de contas o que isso quer dizer? Laico é aquilo que não possui uma religiãooficial, mantendo-se neutro e imparcial no que se refere aos temas religiosos, o que favorece a boa convivência entre os credos e religiões, combatendo o preconceito e a discriminação religiosa. O Brasiltorna-se laico, ao menos em constituição, com a promulgação da carta magna de 1988, e o serviço social laicizou-se, ao menos em intenção, por definitivo, com o código de 1986, mas e a praticaprofissional? Ela realmente esta laica?
Partindo do materialismo dialético e acreditando na historicidade social, sabemos que mudanças não ocorrem da noite para o dia, que estão engendradas em uma sociedadecontraditória e cíclica e que são resultados de uma ampla discussão.
Contudo, a discussão hoje em dia, ao menos no contexto Guarapuavano, é extremamente carente, tanto no setor de exercícioprofissional quanto nas universidades, que deveriam ser espaços abetos para qualquer tema, uma vez que se intitulam um universo de conhecimento.
Compreendendo que a profissão e o estado, o maior empregador doprofissional de serviço social, são laicos não por mera formalidade, mas sim por que isso realmente é necessário para construirmos um estado cada vez mais igual para todos, haja visto que dogmasreligiosos tem sido usados historicamente como armas para impor ao cidadão de forma ditatorial vontades individuais, ou conceitos completamente errôneos.
E por a discussão ser deixada de lado, como algoque já foi completamente compreendido e superado, formam-se cada vez mais profissionais que não sabem o que é realmente um exercício profissional laico, e o que, a não efetivação do mesmo, traz deconsequência para o usuário, para a instituição e para a sociedade como um todo. É claro que não estamos aqui discutindo a laicização dos profissionais do serviço social, afinal de contas, a livre...
tracking img