Serviço social e escola

Páginas: 14 (3312 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
Missão do Tocantins
Escolas Adventistas do Tocantins

Relatório de Atividades do Serviço Social

Palmas – TO, 2010.

INTRODUÇAO

1. A História do estado do Tocantins e as Escolas Adventistas

No final do século XIX, no período 1821 a 1824, Joaquim Teotônio Segurado iniciou o movimento separatista da região, pois surgiram duas culturas diferentes: de um lado, os sulistas,originários de São Paulo, e do outro, os nortistas de origem do Estado do Pará e Maranhão, formando assim conflitos pelas diversidades culturais, ocorrendo o primeiro movimento chamado Separatista.
Apenas em 1988, com a Constituição Federal de 5 de outubro “é criado o Estado do Tocantins”, desmembrando-se definitivamente e legalmente do estado de Goiás, tendo sua instalação no dia 1º. de janeiro de 1989”Assim, tem inicio uma nova época, com uma população diversificada culturalmente, emigrantes vindos das regiões Sul, Norte, Nordeste e Sudeste.
A partir de 1977, implantam-se as Escolas Adventistas onde hoje e considerado estado do Tocantins, sendo a primeira dela na Cidade de Araguaina, ampliando seus benefícios educacionais, culturais, religiosos e sociais, sendo que sua sede localizava-se emBrasília – DF.
As Escolas Adventistas têm como objetivo “promover o ensino integrado, em todos os seus graus de ensinos, difundir e propagar os princípios morais, cívicos, éticos, cristão e de saúde, promovendo eventos culturais e desportivos”.
Atualmente, o Tocantins conta com cinco Escolas: Palmas (capital do Estado) e nas cidades de: Gurupi, Paraíso, Araguaína e Araguatins, todas funcionandode acordo com a legislação vigente, pois o Brasil considera a educação como um direito e um bem público.
Na verdade a educação “é um direito de todos e dever do Estado” e da família e deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade visando ao pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Essa regra está contida no Artigo 205 daConstituição Federal.


1.1 Apresentação do Serviço Social Profissional:
É uma profissão que se utiliza do instrumental das ciências humanas para analise e intervenção na realidade das sociedades.
Sua atuação acontece nas relações entre os indivíduos e sua vida social econômica, identificando as situações de vulnerabilidade da pessoa, família, idosos, crianças e adolescentes, estruturando seutrabalho para o enfrentamento da cada questão social.
Segundo o Conselho Federal de Serviço Social, CFESS (2001, p.23), os principais problemas a serem enfrentados pelo Assistente Social na realidade escolar são: baixo rendimento escolar, evasão escolar, desinteresse pelo aprendizado, problemas com disciplina, insubordinação a qualquer limite ou regra escolar, atitudes e comportamentos agressivos eviolentos, vulnerabilidade às drogas.
Desse modo, o profissional do Serviço Social se insere na área da educação com o objetivo de complementar o quadro funcional e tradicional conhecido em cada estrutura escolar, visando resolver ou amenizar os conflitos que possam permear o ambiente escolar.
Assim, é de extrema importância que o Assistente Social inserido na escola saiba trabalhar com osprogramas visando a prevenção de possíveis problemas na área sócio-educacional, além de, caso haja necessidade, estar apto a realizar um acompanhamento junto ao quadro funcional educativo, os alunos e as famílias.
Ressalta-se ainda, que o projeto de lei 152/2008, aprovado e sancionado em 2010, define a jornada máxima de trabalho de Assistentes Sociais em 30 horas semanais sem redução salarial, o quetotaliza até 120 horas mensais.
Cabe destacar que o Assistente Social tem a profissão regulamentada pela Lei 8.662/93, sendo habilitados ao exercício da profissão por meio do registro no Conselho da Profissão, que tem como órgão de regulamentação e fiscalização o Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais que pautam sua atuação através de lei de Regulamentação da Profissão e do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeiras escolas do serviço social
  • serviço social nas escolas
  • escolas de serviço social
  • Primeiras escolas de serviço social
  • A escola e a atuação para o serviço social
  • Serviço social nas escolas
  • Primeiras escolas de serviço social
  • Criação da escola Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!