Serviço social e deficientes auditivos e visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho se constitui no campo de estagio na URES Presidente Vargas (Unidade de Referência Especializada em Saúde), que é especializado ao atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde– SUS, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida da população assistida pelo sistema.
A URES está vinculada à Secretaria Estadual de Saúde Publica do Estado do Pará, constitui-se como umaunidade que presta assistência ambulatorial médica, odontológica, psicológica, social, oftalmológica, nutricional, fonoaudiólogica e de enfermagem aos usuários portadores de patologia, dependentesde nível secundário de atendimento, com excelência e humanismo, a fim de prevenir, manter e recuperar saúde em consonância com as diretrizes das políticas publica.
As demandas que o ServiçoSocial tem foco a atender são diversas, portanto todas emergidas do sistema capitalista, onde a divisão de classe tem sido cada vez mais fortalecida e diferenciada. Assim o profissional tem váriasdimensões para atender as necessidades que esse sujeito, grupos, comunidades, enfim esse publico requer, como a organização em grupos para o acesso e defesa dos direitos civis, sociais e políticos; amelhoria das condições de vida da comunidade; a ampliação de espaços democráticos e participativos, dentre outros.
Para isso, busca-se um profissional capacitado, criativo e comprometido, a fimde romper com o feitiço da caridade, da ajuda, do filantropismo.
O trabalho do assistente social esta interligada as relações sociais vigentes nessa sociedade, onde o desenvolvimento capitalistatraz muitas alterações na realidade em que intervém.
Em fim, compreendo que a profissão tem sua intervenção direcionada, principalmente, pelos parâmetros éticos políticos coletivamenteconstruídos, na
direção de afirmação dos direitos sócia, e para a contribuição de uma sociedade que supere a questão social como matéria de trabalho, a fim de se conquistas uma sociedade mais justa e...
tracking img