Serviço social e bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Assistente Social no ambiente escolar, um clima de cuidado

Nos últimos anos se intensificaram os encontros e as demandas para discutir o papel e a inserção do assistente social no campoeducacional, e refletir essa inserção dos assistentes sociais na área de educação nos aloca o desafio de compreender e acompanhar teórica e politicamente como que as cobranças depositadas a esteprofissional estão proferidas diante de um cenário como se encontra a educação na sociedade atual. Esses encontros apontam para uma intensa expectativa de ampliação do mercado de trabalho do Assistente Socialem direção a uma área com que muitos preservam estreitas vinculações e motivações político-profissionais.
As aproximações do Serviço Social com a área educacional provem dos avanços e acúmulosteóricos da carreira nas discussões em torno das políticas sociais como lócus excepcional da ação profissional, bem como da própria organização política da categoria e das estratégias de articulação aosmovimentos sociais que agem na construção de um moderno projeto societário, onde a luta pela conquista da cidadania se tornou um elemento essencial para sua integração.
No Brasil, há relatos históricosde que os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul no ano de 1946, foram pioneiros no debate e no início do trabalho acerca do Serviço Social Escolar. No Estado do Rio Grande do Sul, o ServiçoSocial foi implantado como serviço de assistência ao escolar na antiga Secretaria de Educação e Cultura. Suas atividades eram voltadas à identificação de problemas sociais emergentes que repercutissem noaproveitamento do aluno, bem como à promoção de ações que permitissem a adaptação dos escolares ao seu meio e o equilíbrio social da comunidade escolar. Os assistentes sociais eram requisitados aintervir em situações escolares consideradas desvio, defeito ou anormalidade social. (AMARO, 1997, p. 51).
O espaço do Serviço Social no cenário educacional ainda é pouco reconhecido, mas vem sendo...
tracking img