Serviço social: um profissão contemporânea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ÍTALA MARTA NUNES DA SILVA








SERVIÇO SOCIAL: UMA PROFISSÃO CONTEMPORÂNEA










PALMEIRA DOS ÍNDIOS
2011
ÍTALA MARTA NUNES DA SILVA

SERVIÇO SOCIAL: UMA PROFISSÃO CONTEMPORÂNEA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisitoavaliativo das disciplinas: Comunicação Social na prática do assistente Social; Gestão social; Seminários Temáticos VII; Trabalho Profissionla II; Serviço Social e Terceiro Setor.

Professores:. Rosane Malvezzi; Maria ângela Santini; Paulo sérgio Aragão; Rodrigo Eduardo Zambon.



PALMEIRA DOS ÍNDIOS
2011
Introdução

O presente trabalho irá trazer uma reflexão sobre o surgimento do serviçoSocial no Brasil, sua ligação com a igreja católica e a filantropia tão presente em seu início. Em que momento histórico surgiu? Com que objetivos? A demanda atendida e o processo de amadurecimento e aprimoramento do serviço Social, para que viesse ser percebida como profissão e não como prática caridosa, de ajuda aos menos favorecidos.
Traz a tona ainda, o que caracteriza a profissão hoje em dia, osnovos campos de atuação, as novas demandas e o que isso requer do profissional, deixando claro que o serviço social é uma profissão, acima de tudo, contemporânea.

Serviço Social: Uma profissão contemporânea

O processo de urbanização e industrialização tem início no Brasil na década de 30 e por consequência neste mesmo período os trabalhadores rurais começam a imigrar para a cidade em buscade melhores condições de vida, já que o campo não ofertava mais trabalho como antes, enquanto que a cidade necessitava de mão-de-obra, devido à transição de uma sociedade agrárioesportadora para industrial, no entanto, os burgueses viam a necessidade de “controlar” os trabalhadores, para que estes não lutassem pelos seus direitos, e a igreja católica “através do método ver-julgar-agir, buscaramcaminhos para a transformação cristã da sociedade brasileira” (BESEN, 2006 Apud CASSAB 2008). Com o crescimento da população urbana, promovido pela urbanização há também o crescimento da miséria e a exploração de uma classe para com a outra, característica essencial para a permanência do sistema capitalista já então em voga, necessitando assim, de uma ação social.
O Serviço Social surge no Brasil nomomento histórico em que as relações peculiares do sistema capitalista (exploração de uma classe para com a outra) tornavam-se intensas, então nasce a questão social, fruto das relações entre capital e trabalho, pois o cerne da questão social está na exploração do trabalho pelo capital, com todas as suas consequências para a vida do trabalhador. Foi com esses objetivos que surgiu o ServiçoSocial, com um fim meramente caritativo\paliativo e controlador. Adele de loneux definia serviço Social como “O conjunto de esforços feitos para adaptar o maior número possível de indivíduos à vida social ou adaptar condições da vida social às necessidades dos indivíduos”.
Adele de loneux ao retornar a Bruxelas leva consigo duas jovens brasileiras Maria Kiehl e Albertna Ramos, que foram as primeiras areceberem formação na área, pode–se dizer com isso, que as Assistentes Sociais da época eram jovens formadas em escolas religiosas advindas da classe mais abastada da sociedade, ou seja, da classe dominante e o público alvo do Serviço Social nessa época restringiam-se as famílias operárias especialmente mulheres e crianças.
Na citação abaixo ratificar-se-á que as atividades desenvolvidas pelosAssistentes Sociais eram de natureza assistencialista, ou seja, eram ações paliativas de ajuda, que não visava os direitos das pessoas atendidas, enquanto cidadãos.

O tratamento dos casos será basicamente feito através de encaminhamentos, colocação em empregos, abrigo provisório para necessitados, regularização da situação legal da família (casamento)etc., e fichário dos assistidos (IAMAMOTO;...
tracking img