Serviço social: origens e avanços

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Busco no presente trabalho trazer reflexão sobre as origens históricas do Serviço Social, e seu desenvolvimento até os dias atuais. Com base no conhecimento adquirido com a formação acadêmica, assim como a utilização do material bibliográfico sugerido, traz um resumo sucinto do contexto histórico relacionado ao assunto proposto.
O Serviço Social surgiu na década de 1930, iniciou doprocesso de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão está relacionada à articulação dos poderes dominantes da época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país. Porem o ensino de Serviço Social foi reconhecido somente em 1953 e a profissão teve sua regulamentação em 1957 com a lei 3252.
Aprofissão manteve uma conexão conservadora, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970. Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 1970 e ao longo dos anos de 1980, o Serviço Social também experimentou novas influências e afirma um projeto profissional comprometido com a democracia e com o acessouniversal aos direitos sociais, civis e políticos.

2 DESENVOLVIMENTO
O surgimento do Serviço Social foi marcado pela consolidação do sistema capitalista, momento este marcado pelo reconhecimento da “questão social”, entendida como:
[...] conjunto das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado. Tem sua gênese no caráter coletivoda produção contraposto a apropriação privada da própria atividade humana- o trabalho-, das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos. É indissociável da emergência do trabalhador livre’, que depende da venda de sua força de trabalho com meio de satisfação de suas necessidades vitais. A questão social expressa portanto disparidades econômicas, políticas e culturais dasclasses sociais mediatizadas por relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa as relações entre amplos segmentos da sociedade cível e o poder estatal. (IAMAMOTO, 2001:16, 17).
A “questão social” é o objeto do Serviço Social e tem essa relação com o Serviço Social desde sua gênese como profissão, ela sustenta sua base de intervenção. Intervençãoessa que priorizaria a família e indivíduo para a solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais.
O surgimento do Serviço Social no Brasil tem sua origem atrelada ao movimento social que a Igreja Católica desenvolvia nessa época. Com o crescimento da industrialização e das populações das áreas urbanas, surge a necessidade por parte do Estado de controlar essamassa operária.
O Estado inicia um reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação própria para atender as reivindicações relacionadas à alimentação, moradia, saúde, porem o interesse maior era o controle e dominação por parte do Estado aos operários insatisfeitos e explorados pelos donos do capital.
Foi então usando o Serviço Social que o governo começa a colocar em pratica seucontrole, intervindo na regulamentação do mercado, política salarial, sindical, utilizando de forma assistencialista o Serviço Social.
Durante o período da ditadura entre 1937 e 1945 foram criadas algumas instituições importantes de assistência social no Brasil:
Conselho Nacional de Serviço Social- CNSS: Criado em 1938, com o objetivo de centralizar as obras assistenciais públicas e privadas sendoutilizado como mecanismo de clientelismo político e de manipulação de verbas.
A Legião Brasileira de Assistência- LBV: Criada em 1942, tinha como objetivo principal prover as necessidades das famílias, cujos chefes haviam sido mobilizados para a segunda guerra. Sendo comandada pelas Primeiras Damas, caracterizando seu aspecto filantrópico, de ações clientelistas, de acordo com os interesses...
tracking img