Serviço social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA
José Ozildo dos Santos

1 Apresentação

O Serviço Social no início era de caráter filantrópico, supervisionado pela Igreja Católica, se consolidou com a Revolução Industrial, estruturado a partir do início do século XIX, se tornando uma profissão dinâmica de curto, mas belo processo histórico no Brasil, consolidando com o capitalismo,impactando a estrutura societária.
Nesse cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases estruturadoras do Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica.
Os primeiros profissionais da área apareceram de forma indireta para amenizar os conflitos surgidos entre a classe operária e osistema capitalista, sendo manipulada pela burguesia.

Abordando esse período do processo histórico do Serviço Social, afirma Paulo Netto (2001, p. 114), que:

É no imediato pós-guerra civil que se engendram as condições culturais elementares que, na virada do século, permearão as protoformas do Serviço Social [...]. A crítica sócio-cultural, na Europa, era obrigada a pôr em questão aspectos dasocialidade burguesa; na América, o tipo de desenvolvimento capitalista não conduzia a crítica a checá-lo. No período que estamos enfocando, a síntese dessas diferenças pode ser resumida da seguinte maneira: nas fontes ideológicas das protoformas e da afirmação inicial do Serviço Social europeu, dado o anticapitalismo romântico, há vigoroso componente de apologia indireta do capitalismo; nas fontesamericanas, nem desta forma a ordem capitalista era objeto de questionamento.

Iamamoto (1998) assinala que o Serviço Social surgiu como uma das estratégias concretas de disciplinamento, controle e reprodução da força de trabalho. E seu papel era conter e controlar as lutas sociais.

Com o movimento de mulheres desencadeado na Europa, no final do século XIX, início do século XX, contribuiu parasurgimento do Serviço Social, que visava pela burguesia a desarticulação da classe operária, mas no Brasil, o Serviço Social teve sua origem desenvolvida pela Igreja Católica como movimento social.

No Brasil a questão social foi claramente assumida no primeiro governo de Getúlio Vargas (1930 – 1945), pela tendência da Igreja Católica em recristianizar a sociedade, marcando o capitalismo na erados monopólios, reconhecendo a questão social.
Neste período foram criadas várias instituições de assistência social, destacando o Conselho Nacional de Serviços Social (1938) e a Legião Brasileira de Assistência (1942), objetivo do Conselho era centralizar e organizar as obras assistenciais públicas e privadas, o objetivo da Legião era promover as necessidades das famílias, cujos chefes haviamsido mobilizados para a II Guerra Mundial.

A situação econômica e social do país, no início do processo de industrialização e do crescimento da população urbana, levou a algumas reivindicações populares, que demandavam condições de alimentação, moradia e saúde, surgindo o Serviço Social.

Nesse período de sua história, enquanto profissão, o Serviço Social passou a situar-se no processo dereprodução das relações sociais, sendo visto como atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social, bem como na difusão da ideologia da classe dominante entre a classe operária.

Acrescenta ainda esses autores que no Brasil, a partir da década de 1930, as instituições sociais e assistenciais, tornam-se instrumento de controle social e político dos setores dominados, servindo comoinstrumentos de manutenção do sistema de produção.
Nessa época, o Brasil passava por um momento conturbado de sua história, caracterizado pelas contradições, pelos conflitos e pelas tensões, produzidas, principalmente, pelas relações capital-trabalho resultantes do processo de consolidação de um capitalismo, que lançava suas primeiras bases.
Observa Rodrigues On (1994) que a formação dos...
tracking img