Serviço social na área de saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 69 (17131 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME DA UNIVERSIDADE
NOME DO CURSO















(Um olhar do serviço Social sobre a política da saúde)
SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DE SAÚDE

Nome do aluno

Nome do Orientador: Profº nome do professor


CIDADE DA UNIVERSIDADE
2010

NOME DO ALUNO
















SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DE SAÚDE
Monografia apresentada comopré-requisito para obtenção do grau de.................. em ___________





CIDADE DA UNIVERSIDADE
2008

NOME DO ALUNO
(UM OLHAR DO SERVIÇO SOCIAL SOBRE A POLITICA DA SAUDE)
SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DE SAÚDE


BANCA EXAMINADORA

Orientador
Nome do Professor ____________________________________
Data: _____________
De acordo: ___________________________.

Coordenador
Nome doProfessor ____________________________________
Data: _____________
De acordo: ___________________________.

Professor Convidado
Nome do Professor ____________________________________
Data: _____________
De acordo: ___________________________.




CIDADE DA UNIVERSIDADE
2010














Agradeço ao Professor e Orientador nome do professor, pelo apoio eencorajamento contínuos na pesquisa, aos demais Mestres da casa, pelos conhecimentos transmitidos, e à Diretoria da [pós]-graduação da Universidade Cidade Da Universidade, pelo apoio institucional e pelas facilidades oferecidas.

RESUMO


Das análises e leituras empreendidas nos meios e materiais acadêmicos, notou-se a insuficiência de estudos mais abrangentes que venham a aclarar acompreensão geral da questão do serviço social na área da saúde no Brasil. Verifica-se, no entanto, a importância e grande valor do tema na atualidade, motivo pelo qual se propõe o presente trabalho, que apesar de breve e singelo, pretende contribuir para uma melhor reflexão acerca da matéria. Compreendeu-se, no entanto, que antes do estudo de qualquer tema coligado, deve-se compreender toda uma gama detemas e conceitos consortes, de modo que a questão original proposta possa ser analisada, ao final, com compreensão e suficiente clareza e amplitude. Há que se levar em consideração para o presente trabalho, por isso, não apenas seu objetivo restrito e final, mas pelo contrário, todos os pequenos e individuais relatos e estudos emitidos no decorrer das páginas que se seguem, direcionando opesquisador não mais a um sentido apenas, mas obrigando-o a conhecer o todo, para que entenda e saiba se utilizar do particular. Pretende-se, assim, efetuar um breve estudo sobre a área da saúde no Brasil, como se encontra, seu procedimento básico e seu curso político e social e ainda estudar e analisar com atenção a situação do serviço social e da assistência social na área. Entendeu-se, ainda, sernecessária compreender a grande necessidade atual do setor em nosso país – a tão comentada humanização dos serviços públicos de saúde – o que também é de grande importância para os interesses sociais e conhecimento acadêmico. Por esse motivo, num primeiro momento achou-se por bem estudar desde logo a situação da saúde no Brasil por uma breve revisão de literatura e em seguida, seguem capítulosdedicados ao serviço social, à assistência social e ao serviço social na área de saúde especificamente. Procurar-se-á bem analisar a questão, sem, no entanto, pretender-se esgotá-la e nem mesmo se aprofundar com opiniões próprias uma vez que o presente trabalho acadêmico visa uma revisão da literatura e diante desse foco, visa-se ampliar a questão para melhor compreendê-la.

Palavra Chave: ServiçoSocial, Assistência Social, Saúde, SUS.



ABSTRACT



Of the analyses and readings undertaken in half the e material academic, it was noticed insufficience of studies more including than they come to aclarar the general understanding of the question of the social service in the area of the health in Brazil. It is verified, however, the importance and great value of the subject in...
tracking img