Serviço social mapa conceitual

Páginas: 7 (1619 palavras) Publicado: 25 de março de 2011
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E DA COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

MAPA CONCEITUAL

JULIANA ELIS DOS SANTOS
LUCIANA ROSA

BLUMENAU
2010

Conceito de Territorialização

De acordo com PNAS

“Ao invest de metas setoriais a partir de demandas e necessidades genéricas, trata-se de identificar os problemas concretos, aspotencialidades e as soluções, a partir de recortes territoriais que identifiquem conjuntos populacionais em situações similares, e intervir através das políticas públicas, com o objetivo de alcançar resultados integrados e promover impacto positivo nas condições de vida. [...] Quanto maior concentração populacional, maior será a necessidade de considerar as diferenças e desigualdades existentes entreos vários territórios de um município ou região”.

De acordo com Ribeiro

“A consideração sobre o caráter dialético do território – território-ator, vivido, usado – expressa uma mediação imaterial e material que via de regra efetiva o agir político. Logo, a categoria territorial que direciona a valorização do território reforça a importância da ação política.”

De acordo comSposati

“Território é dinâmica, pois para além da topografia natural, constitui uma “topografia social” decorrente das relações entre os que nele vivem e suas relações com os que vivem em outros territórios. Território não é gueto, apartação, ele é mobilidade. Por isso, discutir medidas de um território é assunto bem mais complexo do que definir sua área com densidade.Implica considerar o conjunto de forças e dinâmicas que nele operam”.

Conceito de Descentralização

De acordo com PNAS

“No Sistema Descentralizado e Participativo da Assistência Social, que toma corpo através da proposta de um Sistema Único, a instância de financiamento é representada pelos Fundos de Assistência Social nas três esferas de governo. No âmbito federal, o FundoNacional, criado pela LOAS e regulamentado pelo Decreto nº 1605/95, tem o seguinte objetivo: “proporcionar recursos e meios para financiar o benefício de prestação continuada e apoiar serviços, programas e projetos de assistência social” (art. 1º, do Decreto nº 1605/95). [...] essa é uma proposta de transição que vislumbra projeções para a universalização dos serviços de proteção básica, com revisãotambém de suas regulações, ampliação da cobertura da rede de proteção especial, também com base em novas normatizações, bem como a definição de diretrizes para a gestão dos benefícios preconizados pela LOAS.”

De acordo com Stein

“O processo de implantação do sistema descentralizado na assistência social não difere das mudanças ocorridas na administração pública brasileiranos últimos anos que, segundo Afonso & Affonso, ‘não resultaram de uma operação planejada, negociada e ordenada de reestruturação. No seu lugar ocorreu uma espécie de operação desmanche...’. Ou seja, ‘no âmbito federal, órgãos desapareceram ou perderam de tamanho e importância à medida que, na arena política, seus defensores não conseguiam reunir força suficiente junto ao Executivo e ao Congresso’(1995:65). Nesse processo, foi exacerbado o clima de disputa entre órgãos e autoridades, não havendo um rearranjo nas relações administrativas entre os níveis de governo. [...] refletem uma concepção de partilha de poder, a qual supõe mudanças nas relações de poder entre Estado e sociedade, voltadas para a construção de um espaço público de decisão e definição de ações a partir do confronto deinteresses em presença. Para a autora, descentralização representa muito mais que um rearranjo político ou uma reorganização do Estado. Descentralizar significa “a possibilidade de aprofundamento da democracia e da participação”.

De acordo com Sposati

“A descentralização e democratização da gestão da assistência social pública, expressão maior dessas alterações no modo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MAPA CONCEITUAL
  • Mapas conceituais
  • Mapa Conceitual
  • Mapa conceitual
  • Mapa conceitual
  • Mapa conceitual
  • Mapa conceitual
  • Mapa conceituais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!