Serviço social historia de desenvolvimento

Páginas: 8 (1853 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERENCIAS ..........................................................................................................9INTRODUÇÃO

Sabemos que o Serviço Social surgiu há muito tempo, como assistencialismo e em meio a um período de grandes desigualdades, vinculado a religião, onde a igreja se uniu a burguesia e ao Estado para tentar reprimir a expressão social da época. Já que foi no século XIX que as conseqüências da Revolução Industrial começaram a invadir o contexto social.
Segundo Martinelli,1991, o capitalismo gera o mundo da cisão, da ruptura, da exploração da minoria, o mundo em que a luta de classes se transforma na luta pela vida, na luta pela superação da sociedade burguesa. Junto com a Revolução Industrial veio o capitalismo, onde se tem uma dominação do mais fraco e este é subordinado ao burguês. Com o capitalismo industrial veio às fábricas, maquinas e a indústria - exigindodos seus trabalhadores mais demanda de mão de obra.
A burguesia só pensava em expandir e consolidar o seu modo de produção, onde apenas os seus interesses importavam e para isso eram traçadas estratégias e táticas através da dominação, opressão e exploração e isso gerava conseqüências terríveis para o proletariado entre elas: a cumulação da pobreza, generalização da miséria, apesar daclasse trabalhadora lutar fortemente contra.
Foi para lutar contra a classe trabalhadora meio disfarçadamente que a igreja, o Estado e os burgueses se uniram, recorrendo à prática de assistencialismo na tentativa de manter e conservar essa falsa ordem por causa destas práticas e que tinha apenas o objetivo de continuar com o projeto de domínio de classe. Depois desses acontecimentos esseassistencialismo não estava mais dando conta das seqüelas questão social que iam surgindo por conta o capitalismo.
Com isso os membros da alta burguesia resolveram estudar a reforma do sistema de assistência pública, pois o método anterior utilizado não mais atendia as mudanças provocadas pela Revolução Industrial e pela explosão das seqüelas sociais. Além das mudanças feitas pela burguesia, seteve um novo impulso vindo dos sindicatos nacionais onde a presença política e social estava aumentando e provocava preocupação à burguesia.
O bloco de união entre Estado, burguesia e igreja a partir dessa união mais forte surge então a Sociedade de Organização de Caridade, reunindo reformistas sociais que assumiram a responsabilidade pela racionalização e normatização da pratica daassistência diante da sociedade burguesa. Surgindo assim o os primeiros “assistente sociais”, enquanto agentes sociais executores da pratica de assistente social.
Apesar das mudanças do tratamento por parte dos agentes sociais que já tratavam melhor a classe trabalhadora, o objetivo da burguesia era o mesmo desmobilizar as reivindicações coletivas do proletariado, e por esse motivo os pobres já nãoaceitavam a ajuda das redes sociais. Assim a pobreza e a miséria iam crescendo cada vez mais e a igreja já não conseguia atender e era necessária uma mobilização do próprio Estado. O estado fez mudança significativa na saúde, e definiu medidas gerais de políticas sociais e de legislação trabalhista, capazes de acalmar os trabalhadores em relação ao regime burguês. Numa tentativa de fazer com que apopulação tenha o avanço que o capitalismo trouxe para as fabricas e indústrias.
Após as mudanças na legislação trabalhista e novas políticas sociais o serviço social tinha como maior preocupação a busca pela organização cientifica e foi ganhando espaço em vários países. E com isso foi surgindo escolas, conferências, cursos de qualificação para que se sistematizasse o processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Serviço Social e o desenvolvimento sustentável
  • desenvolvimento do serviço social
  • Desenvolvimento do serviço social
  • SERVIÇO SOCIAL DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
  • serviço social e seu desenvolvimento
  • desenvolvimento Serviço Social
  • desenvolvimento do serviço social no brasil
  • POLÍTICAS SOCIAIS E O DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!