Serviço social em abrigos

Páginas: 3 (502 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
Fórum I

Conceito das três correntes de ensino:
Conceito: Oralismo é um método de ensino para surdos, no qual se defende que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo é através da língua oral oufalada.
Os que se utilizaram deste método de ensino são considerados surdos oralizados.
O Oralismo dominou a educação dos surdos até a década de sessenta quando William Stokoe, publicouum artigo demonstrando que a Língua de Sinais constituía-se em uma língua com as mesmas características das línguas orais.

Conceito: Comunicação Total, proposta flexível que usa os meios decomunicação oral e gestual.
Em 1968, surge a filosofia da Comunicação Total que utiliza todas as formas de comunicação possíveis na educação dos surdos, acreditando-se que a comunicação e não apenas alíngua, deve ser privilegiada.
Com a expansão da Comunicação Total, a proposta inicial é transformada e se consolida, não como método, mas como uma filosofia educacional.

Conceito: Filosofia bilíngue,consiste na utilização da metodologia da linguagem de sinais independente da metodologia da linguagem oral.
A partir da década de setenta, conforme Goldfield (1997), percebeu-se que a língua desinais deveria ser utilizada independentemente da língua oral. Surgindo assim a filosofia Bilíngue, que desde a década de oitenta vem se disseminando por todos os países do mundo.

Sobre oCongresso de Milão.
De 6 a 9 de Setembro de 1880, foi realizado em Milão, o Congresso Mundial de Educação de Surdos, com a presença de educadores de surdos de todos os países. As pautas foram:Os edifícios e os métodos de ensino.

No Congresso coube à uma bancada de ouvintes tomar a decisão de excluir a língua gestual do ensino de surdos, substituindo-a pelo oralismo (ocomité foi constituído somente por ouvintes). Nos três dias do Congresso, foram votadas 8 resoluções, no entanto, somente a terceira foi aprovada por unanimidade.

Os governos devem tomar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Possibilidades e limites do serviço social no centro de promoção social abrigo cristo redentor
  • A relevância do trabalho do assistente social nos abrigos
  • O serviço social na era dos serviços.
  • questão social em casas de abrigos institucionais
  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!