Serviço social de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Introdução 3

2. Histórico do serviço social de grupo 5

3. Serviço social de grupo como parte do serviço social 8

4. Teorias sobre o homem e seu ciclo de vida em que se
baseia oserviço social de grupo 10

5. Teorias do processo de grupo que fundamentam o
serviço social de grupo 13

6. Valores básicos do serviço social de grupo 15

7. Avaliação e determinaçãode objetivos no serviço
social de grupo (diagnóstico) 18

8. O processo auxiliar do serviço social de grupo (tratamento) 23

9. Princípios do serviço social de grupo na prática 29

10. Papel do assistente social em vários campos da prática33

11. Conclusão 45

12. Bibliografia 47

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por intuito apresentar um histórico do Serviço Social de Grupo, bem como, suas especificidades, buscandouma melhor compreensão do processo de formação desta filosofia de trabalho enquanto ciência e suas aplicações práticas.
Faz-se necessário destacar que o Serviço Social de Grupo surge com teóricos norte-americanos, no período pós segunda Guerra Mundial, sob a influência da psicanálise de Freud, período este em que os indivíduos estavam permeados pelas mazelas sociais desencadeadas pelasconseqüências da Guerra.
O serviço social de grupo não surge de modo repentino, mas veio se desenvolvendo através de diversas experiências sofrendo modificações no processo histórico. Ele foi se desenvolvendo através das agências sociais (públicas ou privadas), nos centros sociais, com a orientação dos assistentes sociais de grupo com o objetivo de proporcionar a interação do indivíduo no grupo, bemcomo despertá-lo enquanto força social.
No processo de desenvolvimento histórico do Serviço social de Grupo, foram surgindo diversas áreas de prática envolvendo grupos específicos como: Grupos de vizinhanças, de crianças, adolescentes e juventude, grupos de família, de idosos, médicos e psiquiátricos, escolares, entre outros.

2. HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL DE GRUPO

OServiço Social de Grupo, como um método do Serviço Social, é um conceito recente. Em seu inicio obteve uma definição simples, mas no decorrer da história sofreu algumas alterações e ainda não existe uma que seja totalmente aceita. Marjorie Murphy define o Serviço Social de Grupo como um método do Serviço Social e como um “aumento da atuação social das pessoas através da objetiva experiência de grupo”(Konopka, pg. 12). Foi concebido inicialmente como um movimento, um modo de ação democrática e como uma parte de diversos campos da atividade dos serviços sociais entre elas: educação informal, serviços à juventude, recreação, camping, o movimento trabalhista, Centros Sociais e centros comunitários.
Houve resistência na integração do Serviço Social de Grupo na profissão do Serviço Social. Afinalde contas, o Serviço Social tinha nascido das Sociedades de Caridade, de relações altamente formalizadas entre o que presta ajuda e o que a recebe. O Serviço de Grupo pelo contrário consideraram as relações informais uma das suas principais abordagens.
No curso da história esse método sofreu modificações, em conjunto com a história das agências sociais numa sociedade em transformação. Um...
tracking img