Serviço social antes e após a reconceituação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Social antes e após a Reconceituação

Introdução...............................................................pág.4
Nossa Colonização..................................................pág.5
Reconceituação do serviço social no Brasil............pág.5/8
Conclusão................................................................pág.8/10
ReferênciasBibliográficas.......................................pág.10



























Serviço Social antes e após a Reconceituação

Introdução

O Assistente Social não tinha autonomia pensante, executava apenas o que era do interesse de seus contratantes, desobediência à politicagem que se afirmava até então, seria sacrifício na certa. A profissão é reconhecida nos Estados Unidos e Europa, e suas frenteschegam ao país assumindo significante importância para a atividade ainda pouco reconhecida. A industrialização necessita de um responsável mediador de interesses, o que promove novos postos de trabalho e exige uma especialização diferenciada dos demais gerenciamentos. O crescimento das demandas, também abre espaços para um número maior de profissionais, e com isso a necessidade de um padrão noatendimento, com conceitos próprios e não mais uma cópia das éticas praticadas nos Estados Unidos e Europa. Em abril de 1964, com o golpe militar instaurou-se no país a ditadura militar, abafando todas as oposições contrárias ao regime. As necessidades e a desassistência à população desencadeiam a união por uma causa única, a opressão já é menos nociva do que as necessidades vigentes. O movimentoganha as ruas e o apoio da classe oprimida. As mobilizações tomam conta do mundo e com isso também à notoriedade de todos. As urgências no atendimento social não podem mais esperar, o movimento cresce e assim o antes assistencialismo passa a ter seus procedimentos próprios, desenvolve sua dogmática, teorias, praticas, e é por fim reconhecida também como ciência. Esse será o assunto de iremosdiscretear.














Serviço Social antes e após a Reconceituação

Nossa Colonização

Notamos o quanto é implícito a condição subalterna do Brasil, é citada pelos estudos históricos de diversas formas: uns acreditam que a economia é mal desenvolvida é advinda de nossa colonização exploradora, como também contribui pra isso o fato de que a escoria da sociedade Européia em questãoera toda escoada para nosso seio varonil. Os países que se destacaram em sua economia partilham da possível colonização voltada aos interes das famílias, buscando desenvolver um país modelo para seus filhos, e este por sua vez teria que superar as expectativas do país de origem. Outros como Falleiros (Serviço Social & Realidade) confabulam: é ressaltado o fato de que os paises melhor desenvolvidossão protestantes, com exceção de alguns países Asiáticos. E curiosamente os Estados brasileiros que são de origem Européia são mais desenvolvidos se comparados aos demais onde a população mássica é católica ou tem crenças diferentes que o protestantismo. Ou seja, já existe uma problemática desde a nossa colonização. Tanta desigualdade necessita de atenção especial, tornando este regaço suntuoso àverdadeira pátria de uma profissão tão bem intencionada e necessária. Notadamente a falta de infraestrutura governamental mantém-se no que tange a atuação do Assistente Social desde outrora até hoje.

Reconceituação do serviço social no Brasil

A expressão Serviço Social é de origem anglo-saxônica e foi nos EUA que ela foi utilizada pela primeira vez, em 1904, para designar uma escola emBoston para profissionais que atuavam com assistência social. Atrelada à ideologia dominante e à doutrina social da igreja Católica como resposta ao acirramento das contradições capitalistas em sua fase monopolista, para o controle da classe trabalhadora e a legitimação dos setores dominantes e do Estado. A profissão passa a ser adotada em varias partes do mundo. Na década de 1930 as primeiras...
tracking img