Serviço de convivência e fortalecimento de vinculos de o a 6 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3298 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPACITAÇÃO PARA OS ORIENTADORES DO SCFV 0 A 06 ANOS
SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

O QUE É O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS:
Serviço realizado em grupos, garantindo aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho com famílias emsituação de vulnerabilidade e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

FIQUE SABENDO:
O Serviço de Convivência é diferente da escola porque ele possibilita trocas culturais e de vivências entre as pessoas, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social, o desenvolvimento da cidadania, o convívio familiar e comunitário etrabalhando o desenvolvimento de uma identidade própria da criança ou adolescente.

O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS DE O A 06 ANOS E SUAS FAMÍLIAS
Concepções e Fundamentos
A Proteção Social Básica do SUAS destaca o caráter fundamental dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Tais serviços devem ampliar trocas culturais e de vivências entre aspessoas, visando e trabalhando o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social e o convívio comunitário e atuando diretamente nos territórios de vulnerabilidade.
Justifica-se o trabalho com crianças com até 06 anos de idade e suas famílias no sentido de intervir no contexto devulnerabilidades, de prevenir risco e trabalhar situações de fragilização de vínculos familiares e sociais às quais as pessoas possam estar expostas. Parte-se da concepção de que as famílias, dentro de suas formas particulares de configuração e funcionamento, são capazes de se reorganizar de maneira concreta ou potencial, frente às necessidades de mudanças ou desafios, e que o apoio do Estado é fundamental para aprevenção da ocorrência de situações de risco.

Vulnerabilidade, crianças, famílias e território
Diversas características da condição de vida em que as pessoas se encontram podem ser indicadores das vulnerabilidades ou dos agravamentos que atingem as famílias e as crianças de até 06 anos e que podem afetar os vínculos. Como fatores de agravamento da vulnerabilidade e do risco social, estudosapontam para características individuais, familiares, sociais e do território, tais como: a pobreza, a violência doméstica e sexual, a negligência, o trabalho infantil, as deficiências e trajetórias de vidas nas ruas, entre outras, associadas às dificuldades ambientais do território.
O reconhecimento inicial do território e a caracterização do mesmo e das condições sociais, culturais, econômicas ede qualidade de vida das crianças de até 6 anos e suas famílias para posterior intervenção, é função do CRAS, na Proteção Social Básica, e fator fundamental para o trabalho com vínculos, vulnerabilidades, potencialidades e famílias.
Cabe às equipes de proteção social básica, a identificação de situações de vulnerabilidade social e familiar às quais as famílias e crianças possam estar expostas,atendendo a sua função primeira de trabalho de prevenção de situações de risco, desenvolvendo potencialidades, aquisições e o fortalecimento de vínculos sociais e familiares (NOB-SUAS) e das redes que os compõem.
Compreende-se que as redes sociais são aquelas compostas por relações e vínculos externos às famílias, mas que compõem seu sistema relacional - as redes de apoio e os vínculoscomunitários – e oportunizam a preservação e o fortalecimento dos vínculos familiares, a proteção e os cuidados com a criança (SEDH / PR, 2006).
Criança e desenvolvimento
Para compreender a importância do trabalho com a faixa etária das crianças e suas famílias que participarão do presente Serviço, deve-se atentar tanto para as vulnerabilidades quanto para as características das crianças e das famílias,...
tracking img