Sertanejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Apresentamos o trabalho sobre a história, a evolução e o comportamento da música sertaneja que teve seu início no começo do século XIX. Mostraremos sua formação e também como ela se transformou, mais de uma vez, em uma dos ritmos mais ouvidos do Brasil.
Música Sertaneja


A música sertaneja surgiu em 1910, com o jornalista Cornélio Pires, que levou para oscentros as origens e os costumes dos caipiras, mostrando nas cantigas as histórias dos caipiras e assim a descreveu em seu livro "Conversas ao pé do Fogo": "Sua música se caracteriza por suas letras românticas, por um canto triste que comove e lembra a senzala e a tapera, mas sua dança é alegre".
Em seu livro "Sambas e Cateretês" recolheu letras de música cantadas nas fazendas do interiordo estado de São Paulo no início do século XX, antes de existir a música caipira comercial e gravada em discos. Sem o livro "Sambas e Cateretês" estas composições teriam caído no esquecimento.
Inicialmente tal estilo de música foi propagado por uma série de duplas, com a utilização de violas e dueto vocal. Esta tradição segue até os dias atuais, tendo a dupla geralmente caracterizada porcantores com voz tenor (mais aguda), nasal e uso acentuado de um falsete típico. Enquanto o estilo vocal manteve-se relativamente estável ao longo das décadas, o ritmo, a instrumentação e o contorno melódico incorporaram aos poucos elementos de gêneros disseminados pela indústria cultural.
Em 1922, Mario Andrade divulgou pela primeira vez um grupo sertanejo na semana da arte moderna. ParaCornélio Pires, isso foi maravilhoso, tanto que em 1924 foi à inspiração para o grupo A turma caipira de Cornélio Pires, que foi o primeiro grupo sertanejo registrado, formado por grandes violeiros da época como Caçula e Sorocabinha.
Em 1929, desacreditado com uma gravadora, Cornélio Pires resolveu patrocinar seu álbum, que foi o primeiro álbum sertanejo, um sucesso em vendas que vez asgravadoras terem interesse pela musica sertaneja.
A gravadora RCA - Victor foi a primeira a divulgar o sertanejo. Convidou o violeiro Mandy, para montar outro grupo intitulado, conhecido como Turma caipira da Victor, com isso nasceu uma concorrência sadia entre os dois grupos sertanejos. No final da década de 20, começou a surgir duplas como Mariano e Caçula, Zico e Ferrinho, Sorocabinha eMandy, sendo a maioria da turma de Cornélio e Victor.
Destacaram-se inicialmente, entre as duplas pioneiras nas gravações em disco, Zico Dias e Ferrinho, Laureano e Soares, Mandi e Sorocabinha e Mariano e Caçula. Foram as primeiras duplas a cantar principalmente as chamadas modas de viola, de temática principalmente ligada à realidade cotidiana. Casos de "A Revolução Getúlio Vargas" e "AMorte de João Pessoa" composições gravadas pelo duo Zico Dias e Ferrinho em 1930, e "A Crise" e "A Carestia" modas de viola gravadas por Mandi e Sorocabinha, em 1934.
Na década de 30, surgiu a dupla Alvarenga e Ranchinho, considerada uma das mais importantes duplas sertanejas. No ano de 1939, a dupla, Raul Torres e Serrinha trouxe a musica sertaneja como instrumento o violão, a dupla tambémfoi responsável pelo primeiro programa de radio dedicado á musicas sertanejas, que foi transmitido pela Record com participação de José Rielli, o programa era chamado de Três Batutas do Sertão. Após a chegada do ritmo nos rádios, o sertanejo deixou de crescer apenas de São Paulo – Minas Gerais passou a ser reconhecidos pais a fora.
Muitos pensam que o sucesso do sertanejo começou nos anos80, mas foi na década seguinte que o sucesso e a moda, principalmente o corte de cabelo, ganharam seu espaço na mídia. Para muitos os anos 80 serviu como caminhada e de trabalho dura para chegar ao sucesso, foi nessa época que a dupla Chitãozinho e Xororó surgiu e conseguiu fazer seu sucesso. A parti dê surgiu nomes como Leandro e Leonardo, Gian e Giovani, Roberta Miranda.
Gradualmente, as...
tracking img