Sertanejo nordestino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Apresentação geográfica e econômica do Nordeste


O Nordeste é uma das cinco regiões que dividem o Brasil. Possui uma área de aproximadamente 1.554.257k equivale a 18% do território nacional, que são distribuídos pelos os seus nove estados tornando-se o a região brasileira com o maior número de estados, que são eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, RioGrande do Norte e Sergipe.
Característica marcante do Nordeste é a seca e miséria sofridas pelo povo nordestino. De modo geral, quase todos os problemas do Nordeste são atribuídos às diversidades climáticas, à ausência ou escassez das chuvas, o sertão nordestino é o mais atingido pelas secas, apresenta um clima semiárido por todo a sua área e uma vegetação de caatinga.
A Região Nordesteé, atualmente, a terceira maior economia do Brasil entre as grandes regiões. Mas ainda assim, é a região com o mais baixo PIB per capita e maior nível de pobreza. A distribuição de renda nessa região melhorou significativamente na década de 2000, depois da criação de programas de distribuição de renda pelo governo federal. As maiores economias da Região Nordeste são, respectivamente, Bahia,Pernambuco e Ceará.
A economia do Nordeste se deve pela agricultura, pecuária e a indústria. A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, importante destacar os plantios de algodão, uvas finas, manga, melão, acerola, e outros frutos para consumo interno e exportação. Destaca-se também a produção de feijão e de soja. No sertão predomina a agricultura de subsistência, prejudicada àsvezes pelas constantes estiagens. Na região se cria principalmente gado, os maiores rebanhos bovinos estão na Bahia, Piauí, Pernambuco e Ceará. A indústria destaca-se pela a produção de aços especiais, produtos eletrônicos, equipamentos para irrigação, barcos, chips, softwares, baterias e produtos petroquímicos, além de marcas de etiquetas famosas, calçados de couro e de lona, tecidos de todos ostipos e sal marinho e indústria automobilística.








2. O Sertanejo Nordestino: Construção da Identidade


Há uma imagem atribuída ao sertanejo nordestino construída durante todo o processo histórico do Brasil e do Nordeste, influenciada pelas noções de clima e raça que dão singularidade ao explicar o seu atraso e sua lenta mobilidade, mostrando o clima quente da região comoum fator dificultador para a adaptação do modelo europeu, assim como, a miscigenação na região.
Ainda hoje a distância tanto geográfica quanto em termos de capacidade de intervenção, mostra um paradoxo na imagem atribuída ao nordeste e ao nordestino:
Cangaço X Messianismo
A primeira é a de um lugar de representação do atraso, da violência, do barbarismo e da miséria, a parte dopaís que não se desenvolveu economicamente e culturalmente; A segunda imagem atribuída é o lugar da “brasilidade pura”, lugar onde o homem ríspido e forte do sertão se permanece distante das influências estrangeiras. Ou seja, a contradição do Nordeste e do nordestino que vai da paisagem desoladora e desértica é a mesma paradisíaca, onde o nordestino passa de vítima da seca ao forte guerreiro capaz desuperar grandes dificuldades.
Há também uma outra imagem do nordestino, aquela influenciada pela mídia: a imagem pitoresca atribuída é a de um homem engraçado que fala errado, com roupas e maquiagem engraçadas, a imagem de um brasileiro que não se encaixa ao resto do país.
Esse estereotipo do nordestino associado ao sertanejo, ao homem da roça nasce da disputa entre o sul e norte dopaís, como também dos atributos negativos do rural e a criação de estigmas como: tabaréu, violento, fanático, incapaz e miserável. E estes estigmas ainda permanecem, apesar da mídia atualmente trazer uma outra figura associada ao Nordeste: praia, festas e um povo unido pela cultura e diversidade brasileira; porém, no sul e sudeste há diversas formas de preconceito contra os nordestinos e sua...
tracking img