Serras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Serras Manuais

A serra é uma ferramenta utilizada para cortar madeira, plásticos, metais ou outros materiais e consiste numa folha de aço com uma série de recortes num dos seus rebordos. Em casos especiais os dentes são revestidos a diamante.
A operação de corte é efectuada realizando um movimento contínuo ou alternado sobre a superfície do material, provocando uma fricção que resulta no seucorte.
A inclinação dos dentes da serra é determinada em função do material e da forma de corte pretendida provocando a separação ou o desgaste das fibras do objecto a cortar.
A elevada temperatura atingida na lâmina e no material a cortar exige por vezes a utilização de meios de arrefecimento nomeadamente água ou ar frio.
As lâminas de serra são especificadas pelo seu comprimento (8” , 10” e12”) e pelo número de dentes por polegada.
As lâminas de serras manuais são fabricadas em aço carbono e em aço rápido, as de aço carbono são todas flexíveis resistentes a quebra. Com trava ondulada.
As lâminas de serra devem ser escolhidas tendo em conta a natureza do trabalho, a qualidade e a espessura do metal a cortar.
Para materiais muito duros ou muitoIndicações para escolha daLâmina. finos, usar lâminas de serra com 32 dentes por polegada;
Para materiais de dureza ou de espessura média, usar lâmina de serra de 24 dentes por polegada;
Para materiais macios e espessos, usar lâmina de serra de 18 dentes por polegada. Exemplos: Até 4mm de espessura … 24 a 32 dentes por polegada;
De 4mm a 10mm de espessura … 18 a 24 dentes por polegada;
Acima de 10mm de espessura … 14 a18 dentes por polegada.
OBS: A regra é caber pelo menos 3 dentes na
“parede” do material ou na espessura da chapa que esta sendo cortada.

Brocas
Brocas são ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos. São usadas através de uma ferramenta chamada berbequim (furadeira, no Brasil), que faz com que a broca gire e corte o material, perfurando-o. Existem vários tipos debrocas tipo H, N, W, brocas chatas que são usadas para perfuração de materiais rígidos a baixas profundidades, também existem brocas helicoidais que podem ter dois gumes de corte e um gume a mais que liga os dois gumes principais o gume secundário de corte.

Medidas
No Brasil, a medida das brocas (e buchas) temgradualmente sido alterada de polegadas para milimetros
Principais tipos
* Para furar madeira (geralmente são de três pontas e pretas, mas para diâmetros maiores usam-se brocas chatas, em forma de "pá", com uma ponta central que serve de guia);
* Para furar metal (com diâmetro constante, geralmente feitas de um material único, como "aço rápido" / HSS);
* Para furar cimento / betão /alvenaria / pedra / tijolo e outros produtos cerâmicos (com uma pastilha mais larga na ponta, geralmente feita de um metal mais duro, como carboneto de tungsténio, denominado no Brasil "vídea" ou "widia").
Existem ainda brocas especializadas para materiais como vidro, cerâmica vidrada, etc., bem como para abertura de sulcos ou outras operações além da perfuração (semelhantes a fresas).
Correlaçãocom buchas
As buchas geralmente (Brasil) possuem uma marcação do tipo IVx (ou 1Vx), onde "x" é a espessura em milímetros que o furo (broca) deve ter. Então, para usar uma bucha IV8, deve-se usar um broca de 8,0 milímetros.

As Brocas e suas Funções!
 

 
 
 
 
Três Pontas para madeira

 
São as mais utilizadas para furar madeira Existe uma grande variedade deste tipo de broca,geralmente feita em aço ou cromovanadio.
Tendo três pontas, sendo a central para localizar perfeitamente a broca, não deixando escapar do ponto inicial, durante o trabalho.
Se utilizam em todo o tipo de madeiras, duras, macias, contraplacados, compensados, formicas, aglomerados, etc.
 
Broca para Concreto - Wideas

Características e Aplicações: ● Para furação de paredes de concreto, pisos,...
tracking img