Serraria e marcenaria

Páginas: 6 (1324 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO



A madeira antigamente era utilizadas para suprir necessidades da civilizações, era utilizadas como fonte de energia, material para construção e também para fazer armas. Hoje são empregados em vários lugares, e em praticamente tudo. Ah pesquisas que apontam que a madeira serrada já é utilizada cerca de 6.0000 A.C nas construções dos sarcófagos dos faraós.
As primeiras serrasregistradas foram as dos egípcios, que utilizavam uma serra de bronze, chamada serra de cova, a qual era movida a mão para o desdobro de toras (figura 1), e para cortar em partes pequenas das toras eles utilizava a mesma serra em medidas menores (figura 2).
Com o passar dos anos, já em 1555 surgiu às primeiras serras de movimento alternativo, serra que utilizava com força motriz a ajuda de umaroda d'água, (figura 3). Já em 1660, fora construído uma serra de movimento alternativo mais eficiente, que utilizavam bielas e manivelas, mas com força motriz da roda d'água. (figura 4). Com a invenção da maquina a vapor por James Watt em 1778, as serras alternativas foram melhoradas com a utilização de varias serras, permitindo assim a execução de cortes multiplos (figura 5).2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Classificações de Maquinas.

Existem vários tipos de serras, onde elas são classificadas em serras principais e serras secundárias. No desdobro principal são utilizados os equipamentos de grande dimensão, isto é, a utilização de serras principais que possuem como objetivo a redução da tora e conseqüentemente o processamento do mesmo, reduzido pelas serrassecundarias. Logos após a utilização das serras primaria vão ser utilizadas as serras secundaria onde tem o objetivo de diminuir as dimensões das toras.
3. Serras para Madeira.

3.1 Serras alternativas ou de quadro
São serras formadas por um quadro de madeira ou de aço, que apresentam um movimento alternativo, contendo uma velocidade nas lâminas podendo variar de zero a certa velocidade máxima.
Nasextremidades da serra são colocadas as laminas onde são ligeiramente inclinadas para frente. Os cortes dependem da posição como os dentes são dispostos na serra. A posição que as laminas deve ficar conforme a altura máxima do corte.
A inclinação das laminas é determinada na hora do corte, e a largura varia de 0,22 a 0,24 X, a altura do corte. A espessura varia de 1,6 a 2,0 mm.

3.2 SERRA COLONIAlSão serras que apresentam um quadro de madeira, aonde são fixadas as laminas. As toras a serem serradas são colocadas em um carinho aonde são movimentadas em direção as laminas da serra (figura 6). A principal característica da serra colonial é transformar toras em pranchão. É um tipo de serra que é utilizada para toras de grandes diâmetros ( 1,00 a 1,50 m).

3.3 SERRA ALTERNATIVA HORIZONTALSão serras semelhantes a colonial e a francesa, mais se diferencia delas por apresentar movimentos horizontais. Possui uma única lâmina, a tora é coloca em cima do carrinho aonde é movimentada horizontalmente. É bastante utilizada no desdobro de madeiras duras, pela sua baixa velocidade de corte (figura 9).

3.4 SERRA FRANCESA
São serras melhoradas, seguindo os princípios das colônias.Apresentam mais quantidade de laminais (30 ou mais), logo com mais velocidades, assim vai haver uma maior vibração no quadro aonde ele deve ser feito de aço para agüentar a vibração e alta rotação das laminas (figura 7). As laminas são inclinadas para frente, e são utilizadas para pequenas alturas. Tem por característica fazer a resserragem de madeiras nobres com elevada rentabilidade e boa precisãode corte.

3.5 serra alternativa tissot
É uma serra de movimento alternativo vertical e se diferencia das serras colônias e francesas quanto ao número de laminas e pela maneira de aproximação do quadro. Muito utilizadas para o desdobro de toras grandes dimensões e madeira dura, principalmente no Estado de Santa Catarina.


3.6 SERRAS DE FITA
São serras constituídas de uma lâmina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serrarias
  • Marcenaria
  • marcenaria
  • marcenarias
  • marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!