Serra leoa - guerra civl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Mineira de Direito
Formação do Mundo Contemporâneo – 1º Período – Tarde
Professora: Solange de Oliveira Bicalho
Nome/Grupo: Ana Luiza Gussen, Juliana Carepa Monteiro, Paola Rezende Bejarano, Paulo Henrique Balbino, Pedro Henrique Lopes, Sérgio Aguiar, Vitor Morim.
__________________________________________________________

Estudo Dirigido – Trabalhos sobre os Filmes

1. Combase no filme que deu origem ao seu trabalho, responda:
a) Título do Filme.
Diamante de Sangue
b) Época e local em que a trama se desenvolve.
O filme Diamante de sangue retrata o país de Serra leoa, durante a guerra civil (guerra esta iniciada em 1991 e que durou 11 anos), focando no ano 1999.

2. Em rápidas linhas, aponte o tema retratado no filme.
Diamante de Sanguerevela a crueldade da guerra civil em Serra Leoa, como a civilização branca explora as riquezas dos países africanos. O filme ambienta-se durante a fase crucial da guerra, em 1999, quando os rebeldes faziam ofensivas contra a população civil, arrasavam cidades, matavam mulheres e velhos, enviavam os homens para as minas e seqüestravam os meninos para servirem como soldados, processo este quepassava pelo processo de lavagem cerebral.

3. Destaque 3 (três) cenas do filme que mais lhe chamou a atenção e justifique.
1ª cena:
Logo ao início do filme, uma tribo de africanos é atacada e vários de seus habitantes são mortos e outros capturados. As crianças que foram capturadas são utilizadas como soldados e os homens são levados a um local onde são selecionados para trabalhar nos garimpos, eaqueles que são considerados ineficientes ou incapazes de realizar tal tipo de tarefa, tem suas mãos ou seus antebraços amputados. Essa cena nos chamou a atenção devido ao fato do ataque realizado á determinada tribo, ter sido efetuado também por africanos, e estes matam , exploram e castigam seus conterrâneos sem qualquer tipo de piedade.

2ª cena:
Quando Solomon e Danny são capturados pelaF.R.U., e são levados a uma cabana, Solomon reencontra seu filho. No entanto esse reencontro é nada agradável já que ele encontra seu filho segurando uma arma e sendo considerado um soldado daquela facção. Mais tarde como prova de sua capacidade de lealdade o filho de Solomon, Dia, se vê obrigado a “matar” seu pai e seu Danny. Dessa forma, Dia aponta a arma em direção a suas futuras vítimas. Opai, por sua vez, começa a conversar com seu filho, dizendo lhe que não o estava reconhecendo, que ele não fora criado daquela maneira e lembrando-lhe de suas origens e de sua educação. O fato que chama a atenção nessa cena é o estado de alienação avançado em que se encontra o garoto, e que sob tais circunstâncias ameaçou matar o próprio pai.

3ª cena:
Ao final do filme, após a morte de Archer,Salomon e Maddy se unem com o objetivo de denunciar as atrocidades que ocorrem em Serra Leoa e entregar às autoridades os compradores de diamantes ilegais. Eles publicam em uma revista fotos de um empresário comprando esse tipo de diamante e contam também através de uma matéria pública, aparentemente através de um livro, a realidade vivida pelo povo de daquele país. Mais tarde, essas denúnciasfazem com que as nações unidas convoquem uma reunião em Kimberley e criem o tratado de Kimberley, que visa deter o fluxo de diamantes garimpados e vendidos de forma ilegal. O fato que impressiona nesta cena, na verdade, é a reação do resto do mundo em relação à situação do país africano, a indiferença generalizada face às questões relacionadas ao continente africano.

4. Analise o filme sob aótica do:
a) Imperialismo
O imperialismo é a prática através da qual nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870. Embora imperialismo esteja extremamente relacionado com o...
tracking img