Serra leoa - guerra civl

1747 palavras 7 páginas
Faculdade Mineira de Direito
Formação do Mundo Contemporâneo – 1º Período – Tarde
Professora: Solange de Oliveira Bicalho
Nome/Grupo: Ana Luiza Gussen, Juliana Carepa Monteiro, Paola Rezende Bejarano, Paulo Henrique Balbino, Pedro Henrique Lopes, Sérgio Aguiar, Vitor Morim.
__________________________________________________________

Estudo Dirigido – Trabalhos sobre os Filmes

1. Com base no filme que deu origem ao seu trabalho, responda:
a) Título do Filme. Diamante de Sangue
b) Época e local em que a trama se desenvolve. O filme Diamante de sangue retrata o país de Serra leoa, durante a guerra civil (guerra esta iniciada em 1991 e que durou 11 anos), focando no ano 1999.

2. Em rápidas linhas, aponte o tema retratado no filme.
Diamante de Sangue revela a crueldade da guerra civil em Serra Leoa, como a civilização branca explora as riquezas dos países africanos. O filme ambienta-se durante a fase crucial da guerra, em 1999, quando os rebeldes faziam ofensivas contra a população civil, arrasavam cidades, matavam mulheres e velhos, enviavam os homens para as minas e seqüestravam os meninos para servirem como soldados, processo este que passava pelo processo de lavagem cerebral.

3. Destaque 3 (três) cenas do filme que mais lhe chamou a atenção e justifique.
1ª cena:
Logo ao início do filme, uma tribo de africanos é atacada e vários de seus habitantes são mortos e outros capturados. As crianças que foram capturadas são utilizadas como soldados e os homens são levados a um local onde são selecionados para trabalhar nos garimpos, e aqueles que são considerados ineficientes ou incapazes de realizar tal tipo de tarefa, tem suas mãos ou seus antebraços amputados. Essa cena nos chamou a atenção devido ao fato do ataque realizado á determinada tribo, ter sido efetuado também por africanos, e estes matam , exploram e castigam seus conterrâneos sem qualquer tipo de piedade.

2ª cena:
Quando Solomon e Danny são capturados pela

Relacionados

  • Direito
    541 palavras | 3 páginas
  • PENA DE MORTE
    17623 palavras | 71 páginas