sermao de st.antonio aos peixes

1520 palavras 7 páginas
Padre António Vieira
Sermao de Santo António aos
Peixes

Vos estis sal terrae
Trabalho realizado por:
Liliana Gonçalves nº9 11ºTAR
Índice
Pág1…………………………………………………………………….Capa
Pag2…………………………………………………………………….Introdução
Pág3…………………………………………………………………….Capítulo I
Pag4…………………………………………………………………….Capitulo II
Pag5…………………………………………………………………….Capitulo III
Pag6…………………………………………………………………….Capitulo IV
Pag7…………………………………………………………………….Capitulo V
Pag8…………………………………………………………………….Capitulo VI
Pag9…………………………………………………………………….Conclusão
Pag10…………………………………………………………………….Bibliografia

Introdução

O Sermão de Santo António aos Peixes foi proferido na cidade de São Luís do Maranhão em 1654, na sequência de uma disputa com os colonos portugueses no Brasil.
O Sermão de Santo António aos Peixes constitui um documento da surpreendente imaginação, habilidade oratória e poder satírico do Padre António Vieira, que toma vários peixes (o roncador, o pegador, o voador e o polvo) como símbolos dos vícios daqueles colonos.
Com uma construção literária e argumentativa notável, o sermão revela fina ironia, riqueza nas sugestões alegóricas e agudo senso de observação sobre os vícios e vaidades do Homem, comparando-o através de alegorias, aos peixes. Este sermão foi pregado três dias antes de Padre António Vieira embarcar ocultamente (a furto) para Portugal, para obter uma legislação justa para os índios.
Todo o sermão é uma alegoria, porque os peixes são uma metáfora dos homens e é dividido por VI capítulos.

Capitulo I No capítulo I fica-se a conhecer o Exórdio ou Introdução (exposição do plano a desenvolver e das ideias a defender) e dentro deste podemos ver o conceito predicável (VOS ESTIS SAL TERRAE),"Vós Sois o Sal da Terra". Este conceito vai ser encaminhador para todo o sermão (alegórico). O sal representa a palavra de Deus e terra significa os Homens que habitam na terra. O efeito do Sal é preservar o bem e impedir a

Relacionados