Seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A VIDA E AS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS SERES VIVOS (BIO 1-CAP. 1)
1) A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
** Os seres vivos são compostos de 6 moléculas: a água, os sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

2) A ORGANIZAÇÃO CELULAR E A DIFERENCIAÇÃO CELULAR
** ORGANIZAÇÃO CELULAR:
Todas as células possuem uma origem em comum: o OVO(ouZIGOTO), que foi originado a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide. O OVO é uma CÉLULA TOTIPOTENTE e não é uma célula diferenciada.
Com o tempo, essas células(do OVO) se dividem em CÉLULAS INDIFERENCIADAS. Essas, depois, se diferenciam formando as células do sangue (glóbulos brancos e hemácias),as células de glândulas, as células nervosas, as células da pele, as células domúsculo, as células do osso, as células do tecido conjuntivo. Todas essas células são DIFERENCIADAS com FORMA E FUNÇÕES ESPECÍFICAS.
Essas células DIFERENCIADAS NÃO apresentam capacidade de divisão celular.
** O que é DIFERENCIAÇÃO CELULAR?
É o processo pelo qual as CÉLULAS INDIFERENCIADAS PASSAM A TER FORMA E FUNÇÃO ESPECÍFICA, dando origem às CELULASDIFERENCIADAS.

A ORGANIZAÇÃO CELULAR (esquema e explicação narrada acima)

Obs.: O espermatozoide é única célula flagelada do corpo humano.
RESUMO DA ORGANIZAÇÃO DO ORGANISMO (ou SER VIVO PLURICELULAR):
Átomos Moléculas Células Tecidos Órgãos Sistemas Organismo Exs: As células musculares formam o Tecido muscular; ascélulas nervosas formam o Tecido nervoso;etc. Essas células são diferenciadas com funções específicas.

3) O METABOLISMO (celular)

**METABOLISMO é um CONJUNTO DE REAÇÕES QUÍMICAS realizadas pelas células. Existem dois tipos: o anabolismo e o catabolismo.

**a) ANABOLISMO(=CONSTRUÇÃO): é a Fase CONSTRUTIVA do Metabolismo, ou tb chamada deBIOSSÍNTESE(fabricação)
**Processo de ANABOLISMO: a partir de moléculas precursoras menores(como aminoácidos, carboidratos e ácidos graxos) e Energia formam-se Macro Moléculas celulares ou Nutrientes(Proteínas, Carboidratos e Lipídeos). Portanto, O ANABOLISMO DEPENDE DE ENERGIA.
** Exemplo: na SÍNTESE DE PROTEÍNAS(a partir de aminoácidos); na FORMAÇÃO DE ESTOQUES DE GLICOGÊNIO(apartir de glicose).

**b) CATABOLISMO(=DEGRADAÇÃO): é a Fases DEGRADATIVA do Metabolismo.

** Processo de CATABOLISMO: a partir da Degradação dos Nutrientes(Proteínas,
Carboidratos e Lipídeos), Produz-se a Energia ,além do CO2, H20 e NH3.
Portanto, O CATABOLISMO PRODUZ e LIBERA ENERGIA.
**Exemplo: no processo de RESPIRAÇÃO(celular).** RESUMO: AS VIAS CATABÓLICAS, POR DEGRADAÇÃO DAS MACROMOLÉCULAS CELULARES(NUTRIENTES) LIBERAM ENERGIA. ESTA ENERGIA É EMPREGADA NAS VIAS ANABÓLICAS PARA REUNIR PEQUENAS MOLÉCULAS PRECURSORAS EM MACROMOLÉCULAS CELULARES(NUTRIENTES),POR BIOSSÍNTESE(CONSTRUÇÃO).

4) REPRODUÇÃO
*** “ É A CAPACIDADE DE CONSTRUIR DESCENDÊNCIA PORTADORA DE GENES DOS PROGENITORES, ASSEGURANDO A RENOVAÇÃOCONTÍNUA DA ESPÉCIE E A TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO GENÉTICA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO”.

* Reprodução assexuada: não há mistura de material genético, pois não existe fecundação e nem intervenção de células. Os descendentes são idênticos,genet/.
Exs:- a divisão celular em seres unicelulares(Paramecium,...)
* Reprodução sexuada: há mistura de material genético, pois há fecundação. Osdescendentes são diferentes geneticamente entre si e dos progenitores.
Exs: Todos os Animais, nos Vegetais, no ser Humano,...
“ A transmissão de características dos pais para os filhos chama-se de HEREDITARIEDADE”. Ela cria um ser novo, pela reprodução sexuada, com uma combinação de características próprias.
“ A REPRODUÇÃO E A HEREDITARIEDADE PRESERVAM A VIDA NO PLANETA”....
tracking img