Seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em todo o planeta Terra habitam mais de dois milhões de seres vivos, adaptados aos mais diversos ambientes, com suas infinitas formas. Diante de tanta variedade, os cientistas perceberam anecessidade de se desenvolver um sistema formal, e eficiente, de classificação; considerando suas características em comum e relações de parentesco evolutivo.

O naturalista sueco Lineu propôs, em 1735, anomenclatura binomial, na qual cada ser vivo seria nomeado com duas palavras: a primeira se referindo ao nome genérico (gênero) e a segunda, ao nome específico. Além disso, tais nomes seriamapresentados em itálico ou grifados; e a primeira letra do primeiro nome, apresentada em maiúsculo.

Exemplo:

Onça (nome popular)
Panthera onça (nome científico)

Tal sistema, utilizado até aatualidade, facilita a comunicação entre os cientistas, já que um mesmo ser vivo, dependendo da região, pode ser identificado pelos mais diversos nomes. Por exemplo: a Manihot esculenta costuma ser chamada,em nosso país, de mandioca, aipim e macaxeira. Assim, com uma nomenclatura unificada, em qualquer local do Brasil e do mundo, o nome Manihot esculenta se refere a esta espécie específica, sem chancesde ser confundida com outra qualquer.

Foi Lineu também quem criou as categorias taxonômicas, considerando “espécie” como sendo a mais específica. Estas se apresentam na seguinte ordemhierárquica:

Reino – Filo (ou divisão, no caso de vegetais) – Classe – Ordem – Família – Gênero – Espécie

Em 1959, Robert Whittaker propôs a divisão dos seres vivos em cinco reinos, esta que é levada emconsideração até os dias atuais:

- Reino Monera, que reúne as eubactérias e as arqueobactérias: seres procarióticos e unicelulares.

- Reino Protoctista, tendo os protozoários e algas comorepresentantes.

- Reino Fungi, cujos representantes são eucarióticos, uni ou multicelulares e heterotróficos.

- Reino Plantae, com representantes eucarióticos, multicelulares e autotróficos...
tracking img