Seres vivos

QUESTÕES:

1- Enumere os aspectos que distinguem os seres vivos dos não-vivos, explicando cada um deles.
As características típicas que distinguem os seres vivos dos seres não vivos são: acomposição química peculiar, a organização celular, a existência do metabolismo, a capacidade de reação, a movimentação, o crescimento, a reprodução, a hereditariedade, a variabilidade da genética, amutação, a seleção natural e a adaptação .
Segue abaixo a análise de cada aspecto:
- Composição química peculiar: A composição química da matéria que forma os seres vivos é constituída porátomos e nela também está presente elementos químicos como: carbono(C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N) e em menor proporção, fósforo (P) e enxofre (S). Os átomos desses elementos se unematravés de ligações químicas e formam as moléculas constituintes dos seres vivos.
- Organização celular e metabolismo: Todo ser vivo apresenta uma organização celular. As células é o lugar ondeocorrem os processos químicos fundamentais à vida. Estes processos constituem o metabolismo.
- Reação e movimento: Os seres vivos são capazes de perceber o que se passa ao seu redor e a reagir a diferentesestímulos. Essas reações resultam em movimentos, sendo os seres vivos capazes de se movimentarem.
- Crescimento e reprodução: Todo ser vivo cresce seja pelo aumento do tamanho ou número de células.A reprodução permite surgir a vida a partir das células.
- Hereditariedade: A hereditariedade permite ao ser vivo transmitir a seus descendentes um conjunto de instruções em código.
- Variabilidadegenética e mutação: Graças à variabilidade genética, os indivíduos produzidos a cada geração são ligeiramente diferentes uns dos outros e alguns podem ter mais chances de sobreviver e de reproduzir.Essas variações originam-se por alterações que ocorrem nos genes, as mutações gênicas, as quais se perpetuam com a duplicação do material genético.
-Seleção natural e adaptação: A seleção natural...
tracking img