Seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1812 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES:

1- Enumere os aspectos que distinguem os seres vivos dos não-vivos, explicando cada um deles.
As características típicas que distinguem os seres vivos dos seres não vivos são: a composição química peculiar, a organização celular, a existência do metabolismo, a capacidade de reação, a movimentação, o crescimento, a reprodução, a hereditariedade, a variabilidade da genética, amutação, a seleção natural e a adaptação .
Segue abaixo a análise de cada aspecto:
- Composição química peculiar: A composição química da matéria que forma os seres vivos é constituída por átomos e nela também está presente elementos químicos como: carbono(C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N) e em menor proporção, fósforo (P) e enxofre (S). Os átomos desses elementos se unematravés de ligações químicas e formam as moléculas constituintes dos seres vivos.
- Organização celular e metabolismo: Todo ser vivo apresenta uma organização celular. As células é o lugar onde ocorrem os processos químicos fundamentais à vida. Estes processos constituem o metabolismo.
- Reação e movimento: Os seres vivos são capazes de perceber o que se passa ao seu redor e a reagir adiferentes estímulos. Essas reações resultam em movimentos, sendo os seres vivos capazes de se movimentarem.
- Crescimento e reprodução: Todo ser vivo cresce seja pelo aumento do tamanho ou número de células. A reprodução permite surgir a vida a partir das células.
- Hereditariedade: A hereditariedade permite ao ser vivo transmitir a seus descendentes um conjunto de instruções em código.
- Variabilidadegenética e mutação: Graças à variabilidade genética, os indivíduos produzidos a cada geração são ligeiramente diferentes uns dos outros e alguns podem ter mais chances de sobreviver e de reproduzir. Essas variações originam-se por alterações que ocorrem nos genes, as mutações gênicas, as quais se perpetuam com a duplicação do material genético.
-Seleção natural e adaptação: A seleção naturalseria a seleção dos seres mais aptos a viver e deixar descendentes. Adaptação é a capacidade de determinada espécie desenvolver, ao longo das gerações, características que permitem melhor ajustamento ao ambiente.

2- Quais são as principais características da matéria viva com relação à composição química?
A matéria viva é constituída por átomos, sendo a sua composição química formada deelementos químicos (carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio) que estão em proporção bem maior do que na matéria não viva, entretanto o fósforo e o enxofre estão em menor proporção na matéria viva. Os átomos desses elementos se unem por meio de ligações químicas formando as moléculas que formam os seres vivos, que são as substâncias orgânicas. As moléculas orgânicas se reúnem para formar as células.3-Defina metabolismo.
Metabolismo é o conjunto de transformações químicas (que vai desde a produção de energia até a montagem e desmontagem de substâncias) que ocorrem no interior da célula de todos os seres vivos.

4-O que é homeostase? Dê um exemplo.
Homeostase é a capacidade que todo ser vivo tem de regular suas atividades internas em função das condições do meio em quevive, isto é, a capacidade de se manter estável. Exemplo: manutenção da temperatura corporal, quando está calor eleva-se , as glândulas sudoríparas eliminam o suor, que ao se evaporar absorve calor da superfície da pele, resfriando o corpo e a temperatura volta ao normal.

5- Compare os movimentos que podem ser observados em animais e plantas.
Os seres vivos, principalmente os animais, sãocapazes de perceber o que se passa ao seu redor e assim reagir a diferentes tipos de estímulos. Essas reações envolvem quase sempre a realização de movimentos. Muitas plantas, também reagem a estímulos embora essa reação seja geralmente mais lenta que a dos animais. A maioria das plantas altera a posição das folhas no seu decorrer do dia, é o que possibilita aproveitar melhor a luminosidade....
tracking img