Ser um bom administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Cassia rúbia farias santos
lucineide teixeira lopes silva
MAENA ARAUJO NOVAES CASTRO
silvânia da silva ferreira

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Seabra
2013

CASSIA RÚBIA FARIAS SANTOS
LUCINEIDE TEIXEIRA LOPES SILVA
MAENA ARAUJO NOVAES CASTRO
SILVÂNIA DA SILVA FERREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPOTrabalho a ser apresentado no curso de Administração na 7 etapa para avaliação parcial nas dicipçlinas de: Gestão de projetos, administração de Materiais, Negociação, Responsabilidade Social e Ambiental, Empreendedorismo e Plano de Negócios, Mercado de Capitais.

Orientadores: Rinaldo, Luiz Antonio, Lissandro, Segio Goes, Luis Claudio, Karen,

Seabra
2013
1 Introdução

Este trabalho consiste emdesenvolver o pensamento crítico e proporcionar conhecimento agregada aos conteúdos discutidos em sala de aula. Iremos aprofundar os conhecimentos através da visão sistêmica na administração de uma empresa, empregando a interdisciplinaridade na gerência e na tomada de decisão. Tem por base conhecer todo o processo de abertura de uma nova empresa.
Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançarações que utilizam recursos para atingir objectivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.
A administração é oprocesso de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, e isso é possível por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.
Cada vez mais informado e apoiado pelos órgãos de proteção, o consumidor, por outro lado, tornou-se mais exigente, acompanhando de perto a evolução do conceito de qualidade. Nessas condições,faz-se necessária à ampliação da produtividade, por meio de novos conceitos e modelos gerenciais, baseados na satisfação do cliente e na redução de desperdícios e erros.


PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

O Plano de negócio é uma forma de pensar sobre o futuro da empresa. É um documento utilizado para planejar um negócio da melhor forma. Trata-se de um documento quecaracteriza o negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros.
A análise de mercado é uma das primeiras etapas para compor um plano de marketing, pois é nesta análise que serão definidos o comportamento, o perfil dos clientes e a concorrência. Com a análise de mercado obtém-se uma visão dasoportunidades e dos riscos para o serviço da empresa ou para o lançamento de novos produtos. Nesta análise são identificados os pontos positivos e os negativos. Essa análise é externa e interna também, pois conhecer os aspectos bons e ruins da empresa dá uma visão maior das forças e fraquezas que também poderão afetar positivamente ou negativamente o desempenho da sua empresa.
A análise deambiente envolve fatores econômicos, como inflação, distribuição de renda e taxas de juros, é preciso estar de olho nas oscilações da economia. Fatores sócio-culturais, como característica gerais da população, grau de escolaridade, sexo, profissão e fatores tecnológicos.
Definir o público-alvo para então atrair cliente é de suma importância, pois, é preciso saber quem é, onde eles estão o que querem epor que querem, para que assim seja definido o produto e o serviço a serem desenvolvidos e os benefícios que serão atribuídos ao produto ou serviço. Os consumidores são variados e se agrupam de acordo com vários fatores, têm estilos de vida e atitudes diferentes. Como por exemplo, o fator do comportamento desse público-alvo, ou seja, os hábitos de consumo, os benefícios procurados, freqüência...
tracking img