Ser social

Páginas: 2 (407 palavras) Publicado: 6 de março de 2013
Conceito de Animal Político
Conceito de Aristóteles que conclui em sua obra “Política”, que o Homem é um animal político, ou seja, viver o bem e o mal, o justo e o injusto intensamente em sociedade.Isso significa que o homem precisa viver em sociedade para compor seu intelecto e isso é o que nos diferencia dos outros animais.

As Cidades Antigas
A cidade antiga tinha o caráter de umaltar/templo religioso, e eram construídas para durarem para sempre. As cidades, para os gregos, eram as polis que nós chamamos de cidades-estados. Mas essas eram mais uma civilização.

As cidades romanaseram as urbes.

Ambas essas possuíam um caráter mítico e religioso que acompanhava o cotidiano. O mundo estava povoado de deuses. Tudo era sagrado para os homens da antiguidade e as polis e urbes,por exemplo, eram vistas como entes sagrados depositários dos deuses.
A religião era tudo para o homem da antiguidade, e ela os unia diante de um mesmo ideal. As urbes e polis surgiram comosantuários, e a fundação da urbe sempre foi um culto religioso.

Com o passar do tempo e o crescimento populacional, veremos surgir um local de reunião pública e de discussão política, a Agora. É nessecenário que se desenvolve a política por meio do discurso e da linguagem. Mas essa política discutia sobre o bem comum e não a economia.
Segundo Mumford, “o que unifica a cidade é o interesse comum pelajustiça e a finalidade comum de procurar a boa vida”.
As cidades tinham como função PROMOVER A EXELÊNCIA DA POPULAÇÃO, ou seja, seu bem estar.

Cidadania na Grécia
Ela era limitada para homensnobres que possuíam oikos (terras e lar administrado e auto-suficiente, com escravos e família), não trabalhassem. Por tanto era pequeno o número de cidadãos, excluindo os servos, os que trabalhassem,as mulheres, os estrangeiros e os escravos.

Liberdade Individual
Na cidade antiga, não se concebia o conceito de liberdade individual, de modo que a liberdade era apenas entendida no seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Ser Humano Um Ser Social
  • ser social
  • Ser Social
  • Ser social
  • ser social
  • O homem como ser social
  • O ser social segundo lukács
  • Formação do ser social e ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!