sequiso

4198 palavras 17 páginas
Sequência de atividades: Capitães da areia,1 de Jorge
Amado, e filme homônimo, de Cecília Amado
Norma S. Goldstein2

A primeira meta é que os alunos leiam, analisem e interpretem o livro todo. O ideal — raramente possível — seria fazer isso em classe. A alternativa é criar estratégias para ler trechos na sala de aula e motivá-los a completar a leitura fora da escola. O segundo objetivo visa ao filme homônimo, de Cecília Amado: os estudantes devem assistir a ele e depois comparar filme e livro, observando semelhanças e diferenças.
Esta sequência de atividades destina-se a alunos do ensino médio. Eventualmente, a critério da escola e do professor, também aos do nono ano. Cabe a colaboração de professores de outras disciplinas, se houver condições na escola: o de arte, para a análise da linguagem cinematográfica; os de geografia e história, para trabalhar o contexto de época e o cenário local; o de ciências, com informações sobre a doença responsável pela orfandade da protagonista
Dora, a varíola (felizmente já erradicada em nosso país), e apresentação de formas de prevenir doenças contagiosas; o de educação física, para explicar as regras da capoeira que os capitães praticam. Se houver, na grade, uma disciplina voltada à música, tanto se pode tratar de algumas letras de Jorge Amado para canções de Caymmi — como “É doce morrer no mar” — quanto das canções que compõem a trilha sonora do filme, uma delas transcrita no final deste texto.
As atividades sugeridas ao professor de português se voltam sobretudo para o desenvolvimento da competência em leitura, buscando levar os alunos a reconhecer e classificar informações, identificar opiniões convergentes e divergentes, reconhecer intenções de personagens, perceber a presença (ou omissão) do narrador, para que possam compreender pontos de vista abrangentes e ter elementos para formar sua própria opinião.
A proposta parte de uma abordagem prévia do tema central das duas obras. Depois, são sugeridas questões que orientam a

Relacionados

  • Fala S Rio Professor Thalita Rebou As
    35666 palavras | 143 páginas