Sequestro do carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

É a absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera. A forma mais comum de seqüestro de carbono é naturalmente realizada pelas florestas. Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver e acabam tirando esse elemento do ar. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 naatmosfera: cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver nada menos do que 150 a 200 toneladas de carbono.
Segundo Carlos Joly, do Instituto de Biologia da Unicamp afirma que “A recuperação de áreas plantadas, que foram degradadas durante décadas pelo homem, é uma das possibilidades mais efetivas para ajudar a combater o aquecimento global”,é por esses e outros fatores que oplantio de árvores exerce um fundamental papel para a diminuição de poluentes na atmosfera terrestre.
O plantio de árvores é importante para a diminuição do gás carbônico na atmosfera,mas as árvores não conseguem “filtrar” toda a emissão de carbono da atmosfera aumentando o calor na Terra, por isso os cientistas já desenvolverão estudos avançados para o sequestro de carbono.
Assim formando váriostipos de sequestro de carbono são eles:
* Constitui um mecanismo de transferência de carbono da atmosfera para a biosfera (sequestro por biomassa)
* Hidrosfera (sequestro oceânico)
* Litosfera (sequestro geológico).


Conceito
O conceito de seqüestro de carbono foi consagrado pela Conferência de Kyoto, em 1997, com a finalidade de conter e reverter o acúmulo de CO2 na atmosfera,visando a diminuição do efeito estufa. A conservação de estoques de carbono nos solos, florestas e outros tipos de vegetação, a preservação de florestas nativas, a implantação de florestas e sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas degradadas são algumas ações que contribuem para a redução da concentração do CO2 na atmosfera. Os resultados do efeito Seqüestro de Carbono podem serquantificados através da estimativa da biomassa da planta acima e abaixo do solo, do cálculo de carbono estocado nos produtos madeireiros e pela quantidade de CO2 absorvido no processo de fotossíntese. Para se proceder à avaliação dos teores de carbono dos diferentes componentes da vegetação (parte aérea, raízes, camadas decompostas sobre o solo, entre outros) e, por conseqüência, contribuir para estudosde balanço energético e do ciclo de carbono na atmosfera, é necessário, inicialmente, quantificar a biomassa vegetal de cada componente da vegetação.
* Sequestro por Biomassa
Com as mudanças climáticas,o objetivo é a redução de gases poluentes na atmosfera que causam o efeito estufa esses gases são CO2, CH4 e o N20.
Uma principal estratégia é a diminuição da concentração desses gases eincorporá-los na biomassa vegetal da biosfera este é o sequestro de carbono chamado de natural.
Uma árvore absorve ou seqüestra em média 0,8 Mg de CO2, até atingir o clímax, o qual varia de 20 a 40 anos. De um modo mais específico, uma árvore de espécie nativa na região sul do Brasil seqüestra em média 0,3 Mg de CO2 até atingir o clímax. De forma semelhante uma essência florestal comercial como oeucalipto seqüestra em média 1 Mg de CO2 em apenas 20 anos.
* Sequestro Oceânico
O CO2 da atmosfera dissolve-se mais facilmente em águas frias do que em quentes, isso está ligado a circulação termolina que consiste na formação de águas profundas no oceano.
As águas superficiais transportadas dos trópicos para as altas latitudes (regiões polares), ao perderem calor aumentam sua densidade einiciam um movimento descendente. Essas águas são ricas em CO2, este foi armazenado no oceano profundo por cerca de 1.000 anos e só retornando para a atmosfera quando a circulação oceânica provoca o afloramento de águas profundas à superfície do oceano.
O aquecimento global causa o derretimento do gelo das regiões polares, diminuindo a salinidade do oceâno e aumentando a estratificação das águas...
tracking img