Sequestro De Carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sequestro de carbono é um processo de remoção de gás carbônico. Tal processo ocorre principalmente em oceanos, florestas e outros locais onde os organismos por meio de fotossíntese, capturam ocarbono e lançam oxigênio na atmosfera. É a captura e estocagem segura de gás carbônico (CO2), evitando-se assim sua emissão e permanência na atmosfera terrestre. Os maiores estoques de carbono não sãoencontrados na atmosfera, mas sim, no ecossistema marinho ou ecossistema terrestre (vegetação + solo).
Protocolo de Kyoto
Discutido e negociado em Kyoto no Japão em 1997, foi aberto paraassinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de 1999. Constitui-se o protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam oefeito estufa (GEE), considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global.
Oficialmente entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússiao ratificou em 2004. Por ele se propunha um calendário pelo qual os países desenvolvidos teriam a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5% até 2002, em relação aosníveis de 1990. Posteriormente, os países signatários teriam de que colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases entre 2008 e 2012.
Mercado de Carbono
O mercado de carbono buscanegociar a redução das emissões de dióxido de carbono, teoricamente auxiliando na mitigação das mudanças climáticas. Para compor tal sistema, é preciso a elaboração de uma série de metodologias,regulamentações e estruturas de monitoramento e comercialização dos ‘créditos’ de redução das emissões.
Atualmente o comércio de crédito de carbono, tanto no mercado compulsório quanto voluntário, estámovimentando a economia de grandes atores da economia global, como os integrantes da União Europeia, Austrália, Nova Zelândia e Califórnia.
O maior mercado de carbono é o estabelecido pela União Europeia...
tracking img