SEQUENCIA E EVOLU O DA SERRA DO ESPINHAÇO

1615 palavras 7 páginas
SEQUENCIA E EVOLUÇÃO DA SERRA DO ESPINHAÇO
Jéssica Marins Vidotti1
Sidney Portilho (Professor)
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)
1jessicavidotti@hotmail.com

1 INTRODUÇÃO
As diversas teorias geomorfológicas para evolução do relevo em longo-termo (da ordem de dezenas de milhões de anos) contemplam a existência de superfícies de aplainamento. Tais superfícies seriam formadas pela ação contínua dos agentes erosivos/deposicionais em períodos de quiescência tectônica. Seu reconhecimento se dá pela existência de extensas áreas de relevo muito suave perturbadas localmente por elevações residuais, ou pela aparente concordância altimétrica dos divisores de águas de uma região (Davis, 1899; Penck, 1924; King, 1953; Büdel, 1977). Apesar de passadas várias décadas desde a publicação das principais teorias sobre evolução das formas de relevo, a validade desses modelos ainda é palco de discussão (e.g., Summerfield, 1991; Bishop, 2007).
O relevo é, entre os componentes do meio físico, um dos principais definidores de unidades ambientais. Sua compartimentação está frequentemente em estreita relação com a distribuição dos demais atributos formadores da paisagem, como, por exemplo, os solos e a vegetação. Deste modo, os estudos e mapeamentos geomorfológicos são de grande valia na definição das melhores formas de uso e manejo de determinada área. Ross (1992) afirma que os estudos geomorfológicos e ambientais querem sejam eles detalhados ou de âmbito regional, atendem às necessidades político- administrativas e funcionam como instrumento de apoio técnico aos mais diversos interesses políticos e sociais.
Com a descoberta de recursos minerais (principalmente ouro e diamante) despertou, bem cedo, um forte interesse para o estudo da geologia da Serra do Espinhaço, devidamente desenvolvido, incentivado e apoiado, a partir dos anos 70, pelo Centro de Geologia Eschwege. Tal dedicação não foi, no entanto, dispensada à investigação de sua história geomorfológica. Os trabalhos

Relacionados