Sequencia didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sequência Didática
Essa sequência didática tem como principal atingir alunos das 7 ªséries do Ensino Fundamenta II, do período da tarde, Escola Niomar Gurgel, localizada em Americana.
Com a avaliação diagnóstica constatou-se que a maioria da turma apresentavam dificuldades na produção textual, interpretação de texto e consequentemente na leitura.

Sabemos que ogênero Notícia tem a função a principal de informar resumidamente um acontecimento ou um assunto. De fácil acesso para o aluno que pode se deparar com esse gênero no noticiário da TV, jornais, revistas, rádio, internet, e até em jornalzinho de bairro, no seu dia a dia é que se pensou em trabalhar a defasagem de aprendizagem desses alunos adequando os conhecimentos prévios que eles já possuem.O que espera do aluno é que ao se deparar com esse tipo de texto que é a notícia ele tenha contato, reflita sobre o uso padrão da linguagem , em que circunstância se destaca a notícia e que, além desse genro existem outros gêneros textuais, como a reportagem.

Segundo Doly e Schnewly (2004) o aluno deve desenvolver habilidades de leitura e consequêntemente possa ser capaz de escrever, eque, por sua vez, aprenda a refletir criticamente.
Habilidades/Competências

As habilidades e competências que serão trabalhadas são: o aluno saiba diferenciar a modalidade oral da escrita, a linguagem informal e a linguagem formal, diferenciar a notícia com outro tipo de gênero como: a reportagem. Que o aluno possa extrair informações dotexto, possa identificar qual o veículo de informação (se jornal, rádio, revista, televisão, internet). Possa articular as informações contidas e dar suas opiniões.

Diversos temas relacionados com as notícias poderão ser trabalhadas de acordo com a realidade o aluno.

Inicialmente devemos conceituar para o aluno “O que é uma notícia”- é um resumo dos fatos, que normalmente apresenta asseguintes questões: qual é o acontecimento?, Onde ocorreu?( em que cidade, estado, país) quando aconteceu?, por que aconteceu? quais as possíveis conseqüências, como aconteceu?

• Num primeiro momento fará a leitura de uma crônica de Rubem Braga “ Os jornais” que estará na sequência de textos a serem trabalhadas com a mesma proposta. Este texto será uma preparação para introduzir as noticiasque logo virão.

• Ainda nesse mesmo texto “Os Jornais” levar o aluno a perceber os fatos que podem compor uma notícia de jornal e os fatos que não fazem parte de uma notícia de jornal. Propor a leitura da crônica e discutir “o que é uma notícia” Que fatos podem transformar em uma notícia? Qual é a função do jornal?

• Em seguida fará a leitura das notícias focando o local em que foipublicado, quem é o autor, quem participa da notícia, destacar a linguagem oral e a linguagem formal.

• Focar a Manchete – lembrando que a manchete é o título principal de uma notícia ou de uma reportagem que tem como objetivo principal: resumir a notícia e atrair a atenção do leitor para o assunto da notícia.

• Focar também a Legenda – que é um pequeno texto, curto e objetivo queexplica o desenho ou a fotografia.

• Em seguida trabalhar a construção da notícia , como é a organização do texto, há opinião, há argumentação. Esta atividade pode ser feita em grupos ou em duplas.

• Mostrar um exemplo de reportagem – observando que a reportagem desenvolve uma sequência de fatos mais abrangente, enquanto a notícia apresenta os fatos resumidamente. A reportagem serásomente para que o aluno saiba diferenciar de uma notícia não cabendo um desenvolvimento mais amplo , pois o que se destaca aqui é a notícia.

• Realizar trabalhos de produção escrita a partir de um tema;

• Trabalhar com diversos tipos de fotos propondo a produção de uma notícia, uma manchete, uma legenda.

• Poderá ser desenvolvida atividades de diversas notícias sem o título e...
tracking img