Sequencia didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O MEC, através dos PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS deLíngua Portuguesa, sugere o uso dos mais variados textos, aí incluídos as HQs emsala de aula. Em sua página 61 diz: ³Na biblioteca escolar é necessário que sejamcolocados à disposição dos alunos textos dos mais variados gêneros, respeitados osseus portadores: livros de contos, romances, poesia, enciclopédias, dicionários, jornais,revistas (infantis, em quadrinhos, de palavras cruzadas e outros jogos), livrosde consulta das diversas áreas do conhecimento, almanaques, revistas de literaturade cordel, textos gravados em áudio e em vídeo, entre outros.´ Encontramostambém referência, na edição 208 de dezembro de 2007, da revista ³Nova Escola´,que publicou um pequeno projeto de nome ''Eu já sei ler gibi!'', onde incentiva asuautilização em sala de aula. Nos diversos artigos encontrados vimos citações denomes como Bakhtin (2003); Bortoni-Ricardo (2004); Bortoni-Ricardo e Dettoni(2001); Brasil (1988); Mendonça (2002); Marcuschi (2003); Orlandi (1986);Schneuwly (2004), todos favoráveis a utilização das HQ¶s na educação.Especialmente no artigo de Rosângela Nabão: Um olhar sobre o gênero textualhistórias em quadrinhos,temos todos os nomes citados, além de citação dasDiretrizes Curriculares,
³(...) o gênero, antes de constituir um conceito, é uma prática social e deveorientar a ação pedagógica com a língua, privilegiando o contato real doestudante com a multiplicidade de textos produzidos e que circulam socialmente.Esse contato com os gêneros, portanto, tem como ponto de partida a experiênciae não o conceito´(2006, p.21).
Como se vê, trata-se de material de fácil acesso, utilizado comoentretenimento por crianças e adultos de todas as classes sociais, sendo umaexcelente ferramenta pedagógica que pode e deve ser usada como apoio didático.Material que permite abordar conteúdos e conceitos em qualquer área e nível deaprendizagem, e facilita a relação professor/aluno. Com base nessas indicações,construímosessa seqüência didática para o trabalho de leitura e escritadesenvolvido para o 4° ano do Ensino Fundamental.


4

Me
todologia
Roda de biblioteca, balõezinhos apagados, compartilhamento de gibis,construção de caderno diário.Os alunos reúnem exemplares de gibis deles mesmos e disponibilizampara empréstimo entre todos da sala. Cada aluno leva a revista escolhida para casae depois de ler,conta e comenta com os colegas o que leu. A partir da leitura ecompartilhamento, com a orientação do professor, constroem novas histórias, comdesenhos próprios ou colagens, aprendem a prática de leitura e de produção detexto, e análise e reflexão sobre a língua.
C
ondiçõ
es
didática
s:

Incentivar a interatividade, a leitura e interpretação, utilizando texto escritoe visual já conhecido queencanta a todos, contribuindo com a aprendizagem,transformando a leitura num hábito independente do comprometimento escolar, alémde dar uma opção de leitura de baixo custo.
Recursos:
Revistas de gibis diversos;
Caderno para anotação dos exemplares;
Cadernos pequenos para cada aluno ± diário;
Lápis coloridos de diversas cores;
Tinta guache;
Pincel para tinta guache;
Cartolina;
Tesoura;Cola de diversas cores.
Conteúdos:
Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos;
Produção de texto;
Organização de biblioteca;
Produção de caderno diário;
Interação e compartilhamento na escuta das histórias, na observação e imagens;
Interpretação;
Substantivo;
Adjetivo;
Encontro Vocálico;
Dígrafo;
Encontro Consonantal;
Pontuação;
O uso das maiúsculas;
O uso do ³S´ e do ³Z´;Valorização da leitura como fonte de prazer e cultura.
Habilidades
Interpretar e produzir os diversos textos espontaneamente;
Saber compartilhar e respeitar o outro;
Valorizar a leitura e os livros;
Reconhecer as formas de escrita: encontros vocálicos, dígrafosencontros consonantais - fonemas;
Utilizar as diversas formas de pontuação;
Utilizar letra maiúscula;
Diferenciar o uso do ³S´ e do ³Z´....
tracking img