Sequ Ncia Did Tica Atividade UT8 FTM

619 palavras 3 páginas
Autor: Henri Wallon
Estágio de desenvolvimento: estágio pré-operatório
Faixa etária: 2 a 5 anos
Objetivo: Sequência Didática
Situação problema: Falta de interação de todos os alunos numa mesma atividade.
Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo; comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos.
Recursos materiais: Pedaços de tecido leve (quadrado de 50x50 cm), aparelho de som, Cds.
Encaminhamento metodológico:
Primeiramente preparar a sala, afastar os móveis e deixar o espaço livre para a execução da atividade; depois tanto o professor quanto as crianças deveram ficar descalços.
1° Passo: Reunir as crianças, explicar a atividade e colocar a música: “A Canoa Virou” (Palavra Cantada, CD Cantigas de Roda). Sentados no chão numa grande roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa de pés: todos devem chegar para frente arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem. Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Enriquecer a brincadeira sugerindo:
- O meio da roda é uma piscina!
- O meio da roda é uma grande gelatina!
- O meio da roda é um tapete de grama!
2° Passo: Pedir que todos se deitem no chão. Colocar a música “Loro” (Egberto Gismonti) no aparelho de som para tocar. Dizer a eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela.
Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar. Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão... Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga... Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta...Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão... Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem com pulos grandes e largos...Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas...
3° Passo: Distribuir para as crianças

Relacionados